Aulas práticas ajudam estudantes a escolherem cursos do Ensino Superior

Programa da Unicesumar leva jovens do ensino médio para vivenciar as experiências da faculdade.

adm2Estudantes do terceiro ano do ensino médio do Colégio Adventista participaram de aulas práticas nas áreas de Humanas, Exatas e da Saúde. A iniciativa faz parte do um programa desenvolvido pela Faculdade Cesumar de Curitiba, pertencente ao Grupo Educacional Unicesumar, que tem por objetivo auxiliar os estudantes na escolha da área de atuação. “Participar de uma aula prática mostra aos estudantes como será seu cotidiano durante o Ensino Superior e isso os ajuda na tomada de decisão”, explica a diretora do Campus, Cristiane de Mello David.

De acordo com a diretora, as escolas entram em contato com a Faculdade e agendam, gratuitamente, as aulas que ocorrem uma vez por mês. Alicia Alves de Souza, de 17 anos, que pretende cursar Arquitetura, participou de uma aula prática de Engenharia Civil, na qual os estudantes aprendem a fazer concreto. “É muito interessante e dá uma boa noção de como será na universidade”, frisou. “Nesse momento em que estou estudando muito para o vestibular, acaba sendo até relaxante, por sair do ‘comum’”, brincou.

Paulo Joslin, também de 17 anos e que prestará vestibular para Medicina Veterinária, optou por participar da aula na área da saúde, na qual os estudantes foram para o laboratório aprender como funcionam, na prática, os exames de tipificação sanguínea. “Adorei o laboratório e aqui já dá para ver aqueles colegas que têm dificuldade em mexer com sangue”, frisou.

Já Emily Martins, 17 anos, preferiu participar de uma aula da área de Humanas, mais exatamente de Administração, onde os estudantes fizeram uma dinâmica para montar uma marca de sorvetes. “Gostei muito, principalmente, por ser este o curso que desejo fazer. É muito diferente do que estudamos no ensino médio, por isso achei uma iniciativa muito boa”, destacou.