Aulas presenciais: UniCesumar retorna atividades nesta segunda-feira (22)

Retorno presencial vale para as unidades de Maringá, Curitiba e Ponta Grossa; projeto tem investimento de mais de R$ 1,5 milhão

Prezando por seguir promovendo educação de qualidade como forma de transformar a sociedade, a UniCesumar retorna às aulas presenciais nesta segunda-feira (22). O projeto de retomada, que segue todos os protocolos de segurança propostos pelos órgãos de saúde para a prevenção contra a Covid-19, teve um investimento de mais de R$ 1,5 milhão.

Para o retorno, que neste momento foi implementado nas unidades de Maringá, Curitiba e Ponta Grossa, a Instituição optou pelo modelo de revezamento. Nesse formato, as turmas foram divididas em grupos, que frequentarão a UniCesumar de forma alternada. Enquanto um grupo estiver em sala de aula, o restante da turma assistirá à mesma aula, ao vivo, remotamente. O rodízio entre os grupos será semanal e a presença em cada aula será computada por meio da chamada.

“Nós estamos trabalhando há mais de seis meses nesse projeto, com o objetivo de voltar às aulas presenciais com segurança e mantendo a qualidade que é padrão da UniCesumar”, diz a pró-reitora executiva de Ensino Presencial da Instituição, Andrea Borim, ressaltando que a UniCesumar buscou referencias em instituições de ensino do Brasil e do exterior. O projeto final é baseado, principalmente, nos modelos da Universidade de Houston e da Universidade de Michigan.

Para o sucesso do projeto, a UniCesumar investiu na remodelagem das salas, o que contempla desde a instalação de câmeras e microfones até a reorganização das carteiras para respeitar o distanciamento mínimo entre os estudantes. O projeto de retomada também inclui a capacitação de professores para o novo formato de aulas, com novas ferramentas e estratégias de ensino, e um grande investimento em segurança.

“Muitas mudanças e adaptações foram necessárias. Hoje, nós temos certeza de que possuímos a segurança necessária para receber os alunos de volta”, declara Borim.

Para mais informações, basta acessar o site exclusivo com informações a respeito da atuação da UniCesumar frente à Covid-19.

A DIVISÃO DAS TURMAS

Para respeitar o limite de pessoas dentro de cada sala, as turmas foram divididas em grupos de acordo com a lista de chamada. Caso algum estudante queira trocar de grupo, ele deve encontrar algum colega para fazer a troca e comunicar a Instituição.

No caso dos alunos que, por algum motivo, não puderem retornar ao ensino presencial, eles devem entrar com requerimento por meio do Ambiente On-line. O pedido será avaliado pela UniCesumar.

RETORNO DAS AULAS EM SEGURANÇA

Um dos itens mais importantes para garantir a segurança da comunidade acadêmica é o uso de máscara, obrigatório para todos que estiverem nas unidades da UniCesumar. A Instituição também reforçou nas comunicações sobre o assunto que espera a colaboração de todos os estudantes para evitar aglomerações tanto durante a aula quanto no intervalo.

Outros elementos para cumprir os protocolos de segurança são tapetes de higienização, posicionados nas entradas dos blocos, recipientes de álcool em gel disponíveis nos ambientes internos, medidores de temperatura em pontos estratégicos da Instituição e comunicações distribuídas por todo o campus alertando sobre as medidas de prevenção e o número de pessoas autorizadas em cada local.

RESPEITO AOS DECRETOS

Desde o início da pandemia, a UniCesumar tem seguido os decretos municipais, estaduais e federais. Por isso, neste momento, a unidade de Londrina seguirá no modelo exclusivamente remoto.

Em caso de mudanças decretas por órgãos governamentais, o projeto de retomada às aulas presenciais poderá sofrer alterações, que serão comunicadas aos estudantes.