Unicesumar
Unicesumar

Barbies serão expostas com história da alta-costura

A história da alta costura do século XX com apresentação de modelos dos principais estilistas da Belle Époque (1900 - 1910) aos anos de 1990, será contada pelos alunos do 1 º ano de Moda do Cesumar (Centro Universitário de Maringá) através  da exposição “O Teatro da Moda do Século 20”, que será aberta nesta quinta-feira no shopping Aspen Park, fazendo parte do projeto Aspen Fashion Lounge. Dezoito bonecas Barbies vão estar caracterizadas com as roupas e penteados das diferentes épocas.

O coordenador do curso e professor da disciplina História da Moda, José Mário Martinez Ruiz, conta que para montar a exposição, os alunos pesquisaram sobre as tendências e estilistas de cada época para criar as peças e os melhores trabalhos estão sendo apresentados ao público. “Escolhemos os estilistas mais representativos de cada década e, em alguns períodos, mais de um foi homenageado”, informou.

“O Teatro da Moda do Século XX” tem como base de inspiração a exposição Lê Théâtre de la Mode,  organizada pela Câmara Sindical da Alta Costura parisiense no ano de 1945 para mostrar ao mundo que apesar de devastada pela 2ª  Grande Guerra a  França ainda era o berço da criatividade em moda.

Os altos preços dos tecidos no pós-guerra fizeram com que os estilistas lançassem mão de miniaturas para apresentar seus modelos, utilizando-se de 237 bonecas e 13 cenários para compor a exposição, que foi visitada por mais de 200 mil franceses e percorreu outros países da Europa.

“A idéia de reproduzir os modelos dos estilistas mais famosos do século 20 em miniatura, além de trazer ao conhecimento do público um grande momento da moda francesa foi estimulante para os nossos alunos, que tiveram de fazer uma adaptação de uma importante parte da história da moda”, argumentou o professor José Mário.

As bonecas vão estar expostas na Estrela Central do 1º piso do Aspen Park e a exposição poderá ser visitada pelo público até o dia 31 de agosto.

Estilistas homenageados na exposição

PERÍODO: ANOS 1900
ESTILISTA: JAQUES DOUCET

PERÍODO: ANOS 1910
ESTILISTA: PAUL POIRET

PERÍODO: ANOS 1920
ESTILISTA: GABRIELLE COCO CHANEL e JEAN PATOU

PERÍODO: ANOS 1930
ESTILISTA: ELSA SCHIAPARELLI

PERÍODO: ANOS 1940
ESTILISTA: JACQUES FATH

PERÍODO: ANOS 1950
ESTILISTA: HUBERT GIVENCHY ; CHRISTIAN  DIOR e CRISTOBAL BALENCIAGA

PERÍODO: ANOS 1960
ESTILISTA: EMILIO PUCCI; PACO RABANNE; ANDRÉ COURRÈGES ; e PIERRE CARDIN

PERÍODO: ANOS 1970
ESTILISTA: YVES SAINT LAURENT

PERÍODO: ANOS 1980
ESTILISTA: VIVIENE WESTWOOD e GIORGIO ARMANI

PERÍODO: ANOS 1990
ESTILISTA: JEAN PAUL GAUTIER e REI KAWAKUBO

Últimas notícias

Categorias