Unicesumar
Unicesumar

Biodiversidade de árvores reúne inúmeras espécies de aves na UniCesumar

Nos últimos meses, um casal de tucanos tem visitado diariamente o campus da instituição

WhatsApp Image 2019-01-08 at 11.06.17O campus sede da UniCesumar, em Maringá, se destaca pelas modernas estruturas, com amplos espaços e, principalmente, pelo grande fluxo de alunos, professores, colaboradores e membros da comunidade que visitam diariamente a instituição.

Entre as ações oferecidas pela instituição, estão os trabalhos de serviço à comunidade em clínicas da área da saúde, que abrangem a fonoaudiologia, psicologia, fisioterapia, nutrição, estética e a veterinária.

Neste último caso, são atendidos pets da comunidade, animais de pequenos portes e aves, oriundas de apreensões feitas pela Polícia Ambiental. No hospital, recebem todo o atendimento para reabilitação e posteriormente são levadas de volta para a natureza.

Porém, nos últimos meses um casal de Tucanos-Toco, tem se abrigado em uma das árvores plantadas no campus da instituição. A espécie não é a única a realizar visitas, como explica a professora do curso de Medicina Veterinária da UniCesumar, Jussara Maria Leite Oliveira. “É comum encontrarmos diversas espécies de pássaros em nosso campus, já temos mais de 20 registradas, entre elas espécies raras, como o Tucano-Toco, Tucano-Araçari, Gavião-Carijó e Carcará. Isso acontece principalmente porque temos uma grande monocultura em nossa região e as aves acabam encontrando abrigo e alimento nas árvores”.

Para o vice-reitor da UniCesumar, Wilson Matos Filho, a presença das espécies no campus demonstra o quão importante é a preservação nativa. “Temos mais de 12 mil árvores e arbustos plantados em nosso campus e a visita dessas aves também fortalece o incentivo que fazemos à comunidade acadêmica para o espírito de preservação e o respeito à natureza”.

Últimas notícias

Categorias