Biodiversidade é tema da 3ª Jornada de Biologia

A Biodiversidade em ambientes aquáticos, sua conservação e principais ameaças. Foi com essa temática que a 3ª Jornada de Estudos de Biologia do Cesumar teve início na noite de ontem (15).  Quem proferiu a palestra de abertura foi o pós-doutor em ecologia, Sidinei Magela Thomaz. Estiveram presentes também a diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Solange Lopes, e professores do curso.

Para o Thomaz, hoje são muitas as ameaças contra o ambiente aquático, como a poluição, avanço da agropecuária e o novo Código Florestal, que, segundo os ambientalistas, prevê uma flexibilização na fiscalização do desmatamento. "em suma, o que afeta a terra também faz mal para as águas e os seres que ali habitam", concluiu o pesquisador.

Na plateia estavam os acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental. O objetivo da jornada é o de promover a troca de experiência entre alunos e pesquisadores. "Nossos palestrantes são profissionais de destaque e eventos como esse servem para ampliar a visão e o conhecimento sobre a área", diz a coordenadora do curso, Alessandra Valéria de Oliveira.

Durante a ocasião, também houve o resultado de um concurso de fotografia dos acadêmicos,  que deveriam retratar a biodiversidade. Em primeiro lugar ficou a "Beleza Cor" (de Claudia Fujitani), em segundo a "La Pareja" (de Helder Gaspar), em terceiro a "Biodiver Cidade"
(de Silvano Piovan), em quarto a "Ciclo da Vida" (de Jéssica Adriane Weigsding) e em quinto lugar "a Intocável" (de Nilton Cezar Pereira). Os alunos também fizeram apresentações culturais, todas relacionadas ao tema central do evento.

A 3ª Jornada de Estudos de Biologia segue até amanhã (17) e na programação estão previstos nove minicursos.