Bioenergia será tema central de Congresso em Curitiba

Estima-se que mais de 3 bilhões de pessoas não têm acesso à energia elétrica no mundo, e os novos projetos voltados para o desenvolvimento de fontes de energia limpa e renovável, no Brasil, consistem em grave incômodo: a absoluta falta de planejamento estratégico para que se estabeleçam objetivos mais claros. Em compensação o mundo possui inúmeras idéias e possibilidades para fontes alternativas de energia a partir de resíduos e insumos florestais, agrícolas e químicos. Ao contrário do que muitos podem imaginar, o Brasil tem 45% de sua energia proveniente da biomassa, embora isso não signifique que o país sai na frente quanto ao uso massivo e sustentável dos seus recursos renováveis.

Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Brasil é hoje o segundo maior produtor de soja do mundo, com safra de 56,32 milhões de toneladas em 2006 e 2007. Além disso, ocupa posições de destaque no ranking de outros produtos importantes para o setor.

A busca por fontes alternativas de energia mostrou-se uma necessidade prioritária que precisa ser discutida. Alguns segmentos oferecem opções vantajosas e econômicas para auxiliar no aumento da capacidade de geração de energia no país.

A bioenergia, energia renovável obtida pela transformação química da biomassa, tipo de matéria utilizada na produção de potência a partir de processos como a combustão de material orgânico, pode gerar custos rentáveis para a economia do país. Já o biodiesel, uma opção aos combustíveis provenientes do petróleo, que pode ser usado em carros ou qualquer outro veículo com motor diesel, é fabricado a partir de fontes renováveis como o girassol, a soja e a mamona e, por isso, emite menos poluentes na atmosfera.

Congresso
Para discutir este tema prioritário em nosso dia-a-dia estará acontecendo entre os dias 24 a 27 de junho o 3º Congresso Internacional de Bioenergia. O evento será realizado no Expotrade Convention Center em Pinhais, região metropolitana de Curitiba. O objetivo da conferência é ser o principal fórum de discussões sobre o aproveitamento racional de resíduos. Também visa discutir as opções e tecnologias existentes no Brasil através do uso da bioenergia, biodiesel e outras fontes alternativas não poluentes, atualizando o conhecimento e as pesquisas em relação às tecnologias de ponta vigentes em outros países.

Junto ao Congresso acontece a BioTech Fair 2008 - Feira Internacional de Tecnologia em Bioenergia e Biodiesel , que será realizada no mesmo local. O objetivo é colocar, frente a frente, tecnologias brasileiras adequadas a diferentes regiões e diferentes padrões de projetos no segmento de bioenergias e biocombustíveis e apresentar uma mostra de produtos e serviços relacionados à tecnologia na produção de energia alternativa.

De acordo com o professor Dimas Agostinho da Silva, da Universidade Federal do Paraná, coordenador técnico do Congresso, nos anos 70 o meio ambiente era uma verdade que estava vindo e hoje é um fato. Assim, os eventos são de importante relevância, pois tratam de um tema muito discutido no mundo. "Existe hoje uma demanda com a questão bioenergia que desperta grande interesse e que não tem grande embasamento técnico, científico e metodológico para o uso da biomassa" afirma.

Ele ainda ressalta que problemas como normas e legislação fazem parte da cultura energética e mercadológica do setor e que o Congresso tem por fim melhorar o entendimento e aprofundamento sobre o uso da bioenergia no Brasil.

A feira tem um aspecto importante por ser o lado prático do Congresso, onde expositores apresentam equipamentos e novas tecnologias. "Esse é o caminho, um complemento." observa Prof. Dimas.

Os eventos contam com o apoio de diversas entidades, dentre elas destacamos: Governo Federal através do Ministério do Meio Ambiente e SBF %u2013 Serviço Brasileiro Florestal, Governo do Estado do Paraná através da SETI %u2013 Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia e TECPAR - Instituto de Tecnologia do Paraná, LACTEC %u2013 Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento, FACIAP - Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná, IAPAR - Instituto Agronômico do Paraná, ALCOPAR - Associação dos Produtores de Álcool e Açúcar do Paraná, CONFEA - Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, SNA - Sociedade Nacional de Agricultura, ABETRE %u2013 Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos, ABIOdiesel - Associação Brasileira das Indústrias de Biodiesel, ABCE %u2013 Associação Brasileira de Concessionárias de Energia Elétrica, ABESCO - Associação Brasileira das Empresas de Conservação de Energia, ABIMCI %u2013 Associação Brasileira da Ind. de Madeira Processada Mecanicamente, APRE %u2013 Associação Paranaense de Reflorestadores, IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, CTC %u2013 Centro de Tecnologia Canavieira e Carbono Brasil. A Promoção é REMADE e realização Porthus Eventos.

Serviço:
Eventos: 3º Congresso Internacional de Bioenergia e BioTech Fair 2008 %u2013 Feira Internacional de Tecnologia em Bioenergia e Biodiesel
Local: Expotrade Convention Center em Pinhais
Data: 24, 25, 26 e 27 de junho de 2008