Blitz leva dicas de postura a motoristas em 6 rodovias do Paraná neste fim de semana

Trabalho de orientação, que será realizado entre sexta e domingo, é resultado de parceria entre o Crefito-8, a Associação das Concessionárias e universidades

Uma parceria inédita entre o Crefito-8 e a regional Paraná/Santa Catarina da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), com o apoio de seis instituições de ensino superior, vai orientar os motoristas que trafegam pelas principais rodovias paranaenses sobre a postura ideal ao volante. O trabalho será realizado neste final de semana, entre sexta-feira (13) e domingo (15 de fevereiro), das 8 às 17 horas.

"Além de melhorar a qualidade de vida dos usuários das rodovias, a iniciativa tem o objetivo de valorizar o trabalho do fisioterapeuta", afirma Pedro Beraldo, presidente do Crefito-8. Segundo ele, a má postura ao volante pode causar problemas como desconforto, fadiga física e mental, tensão muscular, dor lombar, dor cervical, hérnia e hemorróidas. "É importante que as pessoas adquiram o hábito da prevenção, e não deixem para procurar auxílio somente quando sentem dores ou desconforto."

Para realizar a ação, o Crefito-8 contou com o apoio de seis instituições de ensino superior (PUC-PR, UniBrasil, UTP, Cesumar, Cescage e Uniamérica), que disponibilizaram estudantes e profissionais de fisioterapia em todo o Estado. Eles vão informar, orientar e avaliar a postura dos usuários de rodovias concedidas, nos postos de atendimento (SAU) das concessionárias Econorte, Viapar, Ecocataratas, Caminhos do Paraná, Rodonorte e Ecovia.

A iniciativa também conta com o apoio da AFA-Brasil (Associação dos Fisioterapeutas Acupunturistas do Brasil), regional do Paraná. Nas praças da Lapa e Litoral os usuários poderão experimentar a auriculoterapia com sementes de mostarda. Em cada praça de pedágio haverá atividades educativas como alongamento, shiatsu, quick massage, avaliação postural e verificação de pressão arterial.