Boas-Vindas marca o início do ano letivo de calouros e veteranos da UniCesumar

Atividades ocorreram entre os dias 11 e 18 de fevereiro, promovendo cultura, atividades de relaxamento, atrações gastronômicas e integração

O início do ano letivo é sempre um momento especial para os acadêmicos – especialmente os calouros, que estão dando início à tão sonhada jornada. Por isso, a UniCesumar promoveu, entre os dias 11 e 18 de fevereiro, o Boas-Vindas 2020, composto por atividades culturais, gastronômicas e de relaxamento. As ações foram destinadas a estudantes das unidades de Maringá, Londrina, Curitiba e Ponta Grossa.

Segundo o pró-reitor de ensino da UniCesumar, Valdecir Antônio Simão, o objetivo da Instituição é promover a integração entre os acadêmicos de todas as áreas. “O início de ano letivo é quando os alunos retornam aos estudos com grandes expectativas, ânimos e dúvidas. Então, essa semana de boas-vindas é momento de acolhida para que eles se sintam melhor e mais calmos para encarar todos os desafios que virão pela frente. Assim, eles se sentem valorizados pela UniCesumar.”

Um dos atos culturais que marcaram o Boas-Vindas 2020 foi a apresentação da aluna da pós-graduação de Linguagem Audiovisual e Cinema, Ana Clara Denck. Para ela, que se graduou em Publicidade e Propaganda na Instituição em 2018, a oportunidade de se apresentar no evento é a comprovação de que a UniCesumar enxerga e valoriza os talentos dos estudantes. “Um bom filho à casa torna. É muito bom se apresentar no lugar onde passei quatro anos estudando, um local onde já vi outras pessoas fazerem o mesmo”, declarou.

“Nunca pensei que o início das aulas fosse ser assim, com muitas pessoas animadas construindo uma família”, disse Vivian Adriane, caloura do curso de Enfermagem. O sonho dela de cursar tal graduação veio de um momento triste: a doença da avó. “Eu cuidei muito dela, e isso me fez ver que era com Enfermagem que eu queria para a minha vida.”

Mas, além dos calouros, os veteranos também curtiram as atrações propostas pelo Boas-Vindas 2020. Um deles foi aluno do 2º ano de Engenharia de Controle e Automação (Mecatrônica), João Paulo Souza. “A recepção é sempre uma boa ideia para deixar a gente mais animado. A UniCesumar preserva o nosso bem-estar, oferecendo um lugar bacana para os alunos estudarem.”

INSPIRACÃO

Um dos destaques da programação foi o InspiraCão, atividade na qual os estudantes da Instituição têm a oportunidade de interagir com cães ao final do horário das aulas. De acordo com o head de Formação Docente e Apoio Discente da UniCesumar, Karina Tomelin, o objetivo da ação é mostrar que o estudante terá várias oportunidades de criar experiências diferentes. “Dentro do que falamos sobre criar novas competências para o nosso aluno, a gente sabe que, dentro do novo modelo educacional do século XXI, competências como colaboração e empatia são importantes. No caso dos cães, eles trazem essa sensação para dentro do ambiente universitário.”

Para Karina, a universidade precisar ser um ambiente bom e saudável para o aluno. “Nós queremos mostrar para os nossos alunos que os cães estarão aqui em diversos momentos para promover descontração, aliviar o stress. Todo mundo gosta disso”, ressaltou.

BOAS-VINDAS UNICESUMAR NAS UNIDADES

O evento de Boas-Vindas também se estendeu aos calouros e veteranos dos outros campi da UniCesumar. Para o diretor do campus de Ponta Grossa, Marcos Athayde, ações como essa são importantes na experiência de todos os envolvidos. “Nossa proposta de gestão local é dinamizar os valores da UniCesumar, com o intuito de gerar ambiente de pertencimento em nossa comunidade acadêmica. Isso empodera as pessoas junto aos seus espaços sociais de convivência, atraindo futuros alunos e colaboradores para a unidade.”

Em Curitiba, a mesma proposta. A diretora do campus, Cristiane Mello David, destacou a expectativa de que os estudantes desenvolvam habilidades e percepções sobre a importância de estar uns com os outros. “Os alunos se sentem abraçados dentro de uma proposta pedagógica que visa o homem não só por seu aspecto intelectual e profissional, mas também emocional e espiritual. A UniCesumar acredita nessa forma de ser, trabalhar e formar pessoas.”

Já o diretor da unidade de Londrina, Carlos Henrique Vici, falou sobre a importância do engajamento social. “O evento de Boas-Vindas foi realizado para atender não só a questão cultural, mas também, de forma solidária, estimular o nosso aluno a se colocar frente à realidade da nossa comunidade, acessando os desafios que esta enfrenta nesse momento. Nós precisamos devolver um pouco do aprendizado que adquirimos à sociedade”, enfatizou.