Unicesumar
Unicesumar

Bolsista de Iniciação Científica Juliani B. Leite Silva, do curso de Direito, participa do 10º Congresso Internacional de Ciências Criminais – Memória e Ciências Criminais e XIX Congresso Transdisciplinar de Ciências Criminais, em Porto Alegre

Evento foi realizado entre os dias 21 e 23 de outubro de 2019 e reuniu especialistas de oito países para discutirem sobre o tema

A acadêmica Juliani Bruna Leite Silva, do Programa de Graduação em Direito da UniCesumar e membro do grupo de pesquisa “Instrumentos jurisdicionais de efetividade dos direitos da personalidade” (CNPq), participou do 10º Congresso Internacional de Ciências Criminais – Memória e Ciências Criminais/XIX Congresso Transdisciplinar de Ciências Criminais, entre 21 a 23 de outubro de 2019.

Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais da Escola de Direito da PUC-RS, essa foi a 10ª edição do congresso, que teve como objetivo estimular o diálogo e proporcionar a troca de experiências e de conhecimentos científicos no campo das ciências criminais. Ao todo, o evento reuniu respeitáveis profissionais de oito diferentes países e importantes pesquisadores do meio.

Diante de uma postura transdisciplinar de abordagem da temática da violência e de seu impacto na esfera criminal, o evento é referência em âmbito nacional e internacional.

Além de participar da programação científica e reunião de grupos de pesquisa, a acadêmica Juliani apresentou o trabalho “Garantia do Estado de inocência: uma análise crítica acerca da repercussão do julgamento do Habeas Corpus n° 126.292/SP pelo STF na jurisprudência do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná”. A pesquisa é fruto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (PIBIC), sob a orientação do professor Dr. Gustavo Noronha de Ávila.

A estudante do 5º ano de Direito ressaltou que a participação em encontros como este contribui para a obtenção e o aprimoramento de conhecimento e funciona como um incentivo ao pensamento crítico. “Representar a UniCesumar em um evento da extensão do Congresso Internacional de Ciências Criminais do ITEC-RS, foi uma responsabilidade enorme e uma vivência indescritível. Sem dúvida, foi uma experiência de grande contribuição profissional e pessoal’’, enfatizou.

Últimas notícias

Categorias