Caio Barsotti e Gilson Genez palestram no primeiro dia do quinto Publifest

Ocorreu ontem (27), às 19h30, no auditório do bloco seis do Centro Universitário de Maringá (Cesumar), a abertura da quinta edição do Festival de Publicidade de Maringá (Publifest), evento organizado pela Associação dos Profissionais de Propaganda de Maringá (APP Maringá), com apoio do Cesumar.

Durante a abertura oficial, o presidente da APP Maringá, Walter Korneiczuk, falou sobre os trabalhos da associação e pediu a participação de todos nesta gestão. "Nós convidamos a todos, estudantes e profissionais, a participarem para que possamos melhorar o nosso mercado e as relações com os clientes", frisou. Já a professora Elen Humphreys, que esteve representando a coordenação do curso de Comunicação Social, destacou a permanente troca de informações entre profissionais e acadêmicos em eventos como o Publifest.

Com o tema deste ano "O futuro da publicidade", o diretor comercial da RPC-TV, Caio Barsotti, passou algumas das resoluções do quarto Congresso Brasileiro de Publicidade, ocorrido no mês de julho em São Paulo. Além disso, Barsotti falou sobre como deve ser o trabalho do atendimento e planejamento dentro da agência para promover um futuro melhor para a área. "Hoje o atendimento deve assumir o papel de cliente dentro da agência, sempre filtrando as criações da equipe para apresentar as que se encaixam na necessidade do cliente naquele momento", explicou.

Ao discorrer sobre o futuro da criação, o diretor de criação da CCZ, Gilson Genez, lembrou que a propaganda mudou com a chegada do computador, assim como as regras para a publicidade de cigarro, bebidas alcoólicas e produtos para crianças mudaram drasticamente nos últimos tempos. Ele criticou a maneira como se vem fazendo propaganda hoje em dia, Ëastando copiar uma fórmula que deu certo". Para Genaez, "o futuro da criação na publicidade deve sair da cópia e entrar na arte do encantamento, convencer o consumidor a agir".

No segundo dia do Publifest, nesta terça-feira (28), haverá palestras com a professora universitária e coordenadora da AP2 (agência Experimental da Universidade Tuiuti do Paraná), Mauren Tosin de Oliveira e com a mídia Carolina Luz. Já amanhã (29), o debate será entre as agências de publicidade, às 8h15, e entre os veículos de comunicação, às 14 horas, também no auditório do bloco seis do Cesumar.