Calouros recordam a história do Brasil no Projeto 1808

O Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA) do Centro Universitário Cesumar criou o projeto de incentivo à leitura com os alunos de primeiros anos dos cursos da área de CCHSA. Os alunos deverão ler o livro "1808", de Laurentino Gomes, e participar de dois eventos. O primeiro acontecerá no dia 6 de junho no Ginásio de Esportes do Cesumar, com apresentações acadêmico-culturais, música, teatro, dança e palestras que irão abordar os principais temas do livro.

Segundo a coordenadora de Pedagogia e uma das idealizadoras do projeto, professora Rachel Brotherood, a escolha do livro foi pela contextualização histórica, e por ser escrito em linguagem jornalística. "De fácil acesso a todos os leitores, inclusive aos jovens, uma leitura interessante e agradável", disse a professora.

Nos intervalos dos debates, terá apresentações de atividades culturais que remetem à época do Brasil Colônia, como danças típicas, apresentações musicais, capoeira etc.

No segundo encontro, o autor do livro, Laurentino Gomes, irá ministrar uma palestra para alunos e professores. Para encerrar o evento, haverá uma apresentação teatral sobre o tema do livro, montada pelos alunos de Artes Visuais.

Para os idealizadores do projeto, os professores Antonio Eduardo Gabriel, Ely Mitie, Marcos Mantovani e Rachel Brotherhood, essa é uma forma de desenvolver o contato dos alunos com a leitura, favorecer o amadurecimento intelectual e melhor prepará-los para a vida profissional e social.