Unicesumar
Unicesumar

Campanha promove troca de alimentos por máscaras

Uma campanha realizada por cooperativas e empresas de Maringá está trocando máscaras por alimentos não perecíveis. A ideia é arrecadar o maior número de alimentos para atender as pessoas em situação de vulnerabilidade social. A UniCesumar é parceira neste projetoAs doações podem ser feitas nos próximos dois sábados (18 e 24 deste mês), em diferentes pontos de arrecadação. 

Todos os anos, cooperativas de Maringá se unem para fazer o Dia C, que estabelece uma ação em prol da comunidade. Porém este ano, devido à pandemia, surgiu a ideia de confeccionar máscaras e doar para pessoas que não têm acesso a esse importante acessório de prevenção ao Covid-19. As cooperativas então decidiram promover parcerias para viabilizar a solução e desenharam um projeto que gerasse renda para costureiras e ainda atendesse às necessidades básicas das pessoas. 

De acordo com a analista de Responsabilidade Social da Cocamar, Sabrina Ambrósio, além de proporcionar o acesso às máscaras, as cooperativas queriam atender ainda a ODS Fome Zero. Foi quando surgiu a proposta de convidar outras empresas e agregar também o público de refugiados, grupo de alta vulnerabilidade nesse tempo. “Nossa proposta é produzir 30 mil máscaras, o que vai gerar 30 toneladas de alimentos para atender a quem precisa. Entendemos que é preciso apenas disposição para ajudar e quando vemos as pessoas sendo impactadas, isso gera um ciclo que nos faz querer ajudar ainda mais”, enfatizou Sabrina. 

A partir desta semana, as máscaras passam a ser produzidas por refugiados que fizeram curso de corte e costura na Unicesumar. Eles serão remunerados pelo trabalho, receberão vale-transporte e alimentação e usarão como matéria-prima tecidos doados pelos parceiros. 

No primeiro dia da campanha já foram arrecadadaduas toneladas de alimentos e a campanha continua durante todo o mês. “Não queremos deixar ninguém que tenha necessidade de fora desse projeto. Queremos ajudar a todos”, finalizou Sabrina. 

Todas as doações de alimentos serão encaminhadas à Secretaria de Assistência Social de Maringá (Sasc) e à Associação de Imigrantes. A iniciativa envolve as cooperativas Sicredi União PR/SP, Cocamar, Sicoob, Unimed, UniodontoUnicampo e Pluricoop e tem o apoio da Sasc e os patrocínios de UniCesumar, Shopping Avenida Center, Supermercados Cidade Canção, IharaHelpCarCooperCard, Ragus e CVL Locadora. 

Milhares de máscaras
Essa iniciativa faz parte do ‘Movimento máscara para todos’. Na primeira fase foram produzidas 22 mil máscaras, gerando renda para 20 costureiras de Paraíso do Norte, Paranavaí e Maringá, que foram remuneradas pela produção. Tudo foi doado para 35 entidades sociais, que atendem crianças, adolescentes, pessoas com deficiência, pacientes de câncer e idosos. Agora, nesta segunda fase, a renda será voltada aos imigrantes. 

 

Pontos de arrecadação
Shopping Avenida Center
Lojas dos Supermercados Cidade Canção
Avenida Cerro Azul, 979
Avenida Morangueira, 1.505
Avenida Pedro Taques, 294
Avenida Brasil, 7.225
Avenida Mandacaru, 277 

Datas para fazer sua doação de alimentos: 

Nos próximos dois sábados (18 e 24/07). 

Últimas notícias

Categorias