Campanha realizará teste de HIV dia 8 no campus

Alunos de Farmácia juntamente com funcionários do Núcleo Integrado de Saúde II Aclimação (localizado no campus do Cesumar) estarão trabalhando campanha de orientação e prevenção de Aids na Semana dos Namorados. No dia 8 (segunda-feira), o posto de saúde do campus irá realizar testes rápidos de HIV e qualquer pessoa interessada poderá ir ao local fazer o exame entre 9 e 17 horas.

Paralelamente, os estudantes do 4º e 5º anos de Farmácia trabalharão na divulgação e orientação aos acadêmicos e público interno da instituição sobre os riscos de transmissão da doença. O trabalho faz parte de um projeto de extensão elaborado pela professora Janete Amadei, que incluiu a capacitação de setenta pessoas que vão trabalhar na campanha de prevenção dos namorados.

O trabalho de orientação e prevenção no campus integra a campanha do Ministério da Saúde do Dia dos Namorados, que este ano tem o lema "Sua Atitude tem muita força contra a Aids". O Ministério realiza várias campanhas de combate a Aids durante o ano, focando públicos específicos de acordo com a data.

No caso da campanha do Dia dos Namorados, a professora Janete considera extremamente importante o trabalho de conscientização, uma vez que a maior incidência de Aids está entre pessoas de 15 a 49 anos de idade. Um dado preocupante é que as estatísticas apontam que de todas as pessoas que têm Aids só um terço possui diagnóstico, o restante desconhece que possui o vírus por falta de fazer o exame.

De acordo com a diretora do NIS II, Neuza Doce Moreno Fernandes, o diagnóstico é importante porque quando a pessoa sabe que é portadora do vírus HIV pode se cuidar e ter uma vida saudável, evitando o desenvolvimento da doença. O tratamento para quem apenas é portador do vírus inclui basicamente cuidados com os hábitos de vida. "Por isso é importante o conhecimento e a orientação", frisou Neuza Fernandes.

O teste rápido de Aids fornece o resultado no mesmo momento do exame. O diagnóstico é feito em 15 minutos.