Campeonato de Carrinho de Rolimã desenvolve habilidades dos alunos das Engenharias

Atividade ocorreu na terça-feira (11) e contou com 33 equipes inscritas

Avaliar o material que será construído o carrinho, o tipo de freio, o piloto da corrida, a melhor forma de ganhar impulso e o jeito correto para frear, que garanta a conclusão da prova no menor tempo. Essa foi a rotina de alunos das Engenharias da UniCesumar de Maringá nos últimos dois meses, que participaram do Campeonato de Carrinho de Rolimã, promovido em frente ao Bloco 11 na terça-feira (11).

Foram 33 equipes inscritas entre os alunos das engenharias dos períodos matutino e noturno. O evento teve como objetivo promover a integração, o desenvolvimento de trabalho em equipe, colocando em prática os aprendizados dos conceitos de engenharia e interdisciplinaridade. A equipe Praga levou a melhor, ficando em primeiro lugar. Em seguida, Capotões garantiu o segundo lugar do pódio e Vagantes Car conquistaram a terceira colocação. Os três grupos ganham troféus.

As alunas de Engenharia Mecatrônica Giovanna Barion e Carolina Bussolin vibraram muito, incentivando o piloto da equipe delas: We are Groot. “Escolhemos esse nome pois a maioria do nosso grupo é nerd e gosta desse personagem. Foi um projeto de fortes emoções e muita correria, que nos ajudou a entender melhor sobre gestão de pessoas, planejamento e disciplina. Aplicamos conhecimentos que aprendemos na matéria de Desenvolvimento de Projetos e foi muito divertido, pois saímos da rotina diária de estar em salas de aula”, conta a aluna Carolina.

Quem também torceu muito durante a Competição foi a Luiza Mota, mãe do aluno Murilo Henrique Mota. Para ela, foi uma excelente forma de relembrar uma brincadeira antiga, que muitas vezes é esquecida.  “Vim acompanhar a prova e esse projeto trouxe boas lembranças da minha infância, dá época em que brincava de carrinho de rolimã. Essa iniciativa da UniCesumar foi maravilhosa e os organizadores estão de parabéns, pois é um projeto que incentiva a criatividade dos alunos e os colocam para praticar questões da profissão desde o primeiro ano do curso. Faz toda a diferença aprender assim, de forma prática e animada. Achei sensacional a iniciativa”.

Para o coordenador das Engenharias, Leandro Thiago Loureiro, a atividade cumpriu com o proposto. “Os alunos se dedicaram, planejaram todo o cronograma de montagem, sistema de freio e usaram a criatividade para decorar o carrinho. Além de se divertirem, o Campeonato estimulou o trabalho em equipe e a gestão de problemas. Os estudantes colocaram em prática o conhecimento adquirido em sala de aula.

CARRINHO DE ROLIMÃ

O rolimã é uma brincadeira tradicional brasileira que ultrapassou gerações. O evento, além de proporcionar o ensino de forma variada e divertida, resgatou a cultura dessa brincadeira, mostrando que tem como aprender conceitos de engenharia e mecânica em atividades que fizeram parte da infância de muitas pessoas.