Campeonato de Futebol de Robô da UniCesumar coloca em prática técnicas de robótica

Estudantes desenvolveram carrinhos de robôs para disputar as partidas

Estudantes dos cursos de engenharia da UniCesumar de Maringá colocaram a criatividade em jogo em mais uma edição do Futebol de Robôs. Os carrinhos produzidos por meio de técnicas de robótica fizeram sucesso durante as partidas que ocorreram nos intervalos das aulas desta segunda-feira (13) e terça-feira (14), no bloco oito da instituição.

Os 16 times desenvolveram robôs com base nas teorias de mecânica, mecatrônica e tecnologia da informação. Os nomes engenhosos também chamaram atenção: Pancadinha, Velocitractor, Sr. Barbecue, Tufão, Dinamite, Robonelson, Menino Ney, entre outros.

O primeiro lugar ficou com os alunos do 7º semestre de Engenharia de Automação e Controle que desenvolveram o robô chamado Pancadinha. “Nós construímos o carrinho do zero em aproximadamente dois meses. Nosso curso tem muita prática o que ajuda a entendermos realmente como funciona e como podemos inovar. Estamos felizes demais”, afirma Ariane Simarco Scarci, integrante do time vencedor do campeonato.

Para o Diretor do Centro de Exatas, Tecnólogias e Agrárias (CETA) da UniCesumar, Ricardo Veronesi, o evento traz vários conceitos teóricos dos cursos. “É um projeto interdisciplinar aplicado desde a confecção do robô. Os alunos usam um controle sem fio no smartphone, são aplicadas questões de robótica, engenharia e desenvolvimento de aplicativos”.

O objetivo do evento é colocar em prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula de uma forma mais divertida e atrativa para os alunos. Os carrinhos robotizados foram produzidos pelos alunos a partir de “Kits de Desenvolvimento Aplicado à Robótica”, distribuídos pela UniCesumar. Cada equipe desenvolveu o robô, usando a tecnologia e equipamentos próprios dos laboratórios.