Campeonato de Futebol de Robôs agita intervalo das aulas na UniCesumar

“Cavalinho de pau” foi o que não faltou no primeiro dia do Campeonato de Futebol de Robôs da UniCesumar. Os carrinhos produzidos por meio de técnicas de robótica ensinadas nos cursos de Engenharias fazem sucesso durante as partidas. A cada gol, uma nova vibração da plateia, que ocupa os três pisos do Bloco 7 da Instituição. O evento acontece no térreo do bloco e será realizado até quinta-feira (6) nos intervalos das aulas, nos períodos da manhã e noite.

São feitos dois jogos por turno com “times” representados por um robô de cada lado. A realização da ação é do Centro de Exatas, Tecnólogias e Agrárias (CETA) da Instituição. De acordo com Diretor do CETA, Ricardo Veronesi, o evento traz vários conceitos dos cursos. “É um projeto interdisciplinar aplicado desde a confecção do robô, bem como o próprio jogo. Os alunos usam um controle sem fio no smartphone, são aplicadas questões de robótica, engenharia e desenvolvimento de aplicativos”.

O objetivo do evento é colocar em prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula de uma forma mais divertida e descolada. Os carrinhos robotizados foram produzidos pelos alunos a partir de “Kits de Desenvolvimento Aplicado à Robótica”, distribuídos pela UniCesumar. Cada equipe, então, desenvolveu o seu robô, usando a tecnologia e equipamentos próprios dos laboratórios. “A gente queria um negócio inovador feito em equipe, organizamos a programação, prototipagem e os testes, agora bora competir”, enfatizou o player do Grêmio gaúcho (ou a versão robotizada do time – escolhido pelos alunos), Valdecir Razaboni, aluno do 5º ano de Engenharia de Controle e Automação, que compete na terça-feira (4).

Quem saiu da sala de aula para “curtir” o intervalo se impressionou nessa segunda-feira (3), primeiro dia de competição. Janielle Bernardes foi uma das pessoas pegas de surpresa. Ela é aluna do curso de Mestrado em Direito e aproveitou para torcer pelo seu robozinho preferido. “Muito bacana a competição. Não esperava sair para o intervalo e rir tanto. Para quem estava escrevendo projeto a manhã toda, sair para se divertir um pouco é bom para relaxar”, enfatizou.

Segundo a pró-reitora de Executiva de Educação Presencial da UniCesumar, Andrea Borin, ações como esta fazem parte das metodologias ativas aplicadas ao ensino, pois o campeonato é uma forma de inovar e ensinar de um jeito mais descolado. “A ideia é fazer com que todos os cursos se envolvam em projetos deste tipo. É muito bom ver nossos alunos competindo e aplicando seus conhecimentos, a qualidade dos carrinhos está ótima, quando propomos esse desafio, não imaginava que os alunos fossem se envolver tanto. Devemos sempre promover ações em que os alunos coloquem a mão na massa”.

O evento envolve pessoas de todos as áreas da instituição. Participam do projeto de desenvolvimento do campeonato os alunos das engenharias, as coordenações dos cursos, professores, colaboradores dos laboratórios e os alunos dos outros cursos, que acompanham na torcida durante os intervalos.

SERVIÇO

O Campeonato de Futebol de Robôs acontece entre os dias 3 e 6 de junho, das 9h30 às 10h30 e das 20h30 às 21h00. Serão feitas classificatórias e os grupos serão premiados por período.