Capelania Universitária desenvolve projeto de orientação a alunos

A Capelania Universitária da Unicesumar, juntamente com a Diretoria do Centro de Ciências Exatas e Tecnológica e apoio da  Pró-reitoria de Ensino,  iniciou esta semana um novo projeto voltado a apoiar os estudantes durante o tempo da vida acadêmica. O lançamento ocorreu durante três encontros, na quarta e quinta-feira, reunindo mais de 1.200 estudantes do primeiro ano dos cursos de tecnologia e exatas.

De acordo com o capelão responsável, pastor André Silveira, a proposta é orientar os jovens em suas necessidades emocionais e espirituais, proporcionar apoio ético-cristão e mesmo auxiliá-los em suas escolhas e na superação dos problemas diários.

Para o diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológica, professor Ângelo César Colombini, responsável por elaborar a proposta ao lado da Capelania, a ideia é humanizar o ambiente do ensino na Universidade. Ele esclareceu que o projeto parte dos valores da instituição, que visam a uma formação completa do ser humano.

"Notamos jovens muitos angustiados, cheios de dúvidas e incertezas e nosso papel como educadores é ajudá-los também nestas dimensões", completou o diretor de Ciências Exatas.

O lançamento do projeto, denominado "Vocação, Escolhas e Espiritualidade", ocorreu no auditório Dona Etelvina, em meio a apresentações musicais, teatro, vídeos, depoimentos e interação entre os participantes.

O pró-reitor de Ensino, Valdecir Simão, informou que o projeto terá continuidade e contemplará até o final do ano os diversos cursos da instituição.  "Desejamos criar um processo de integração, de constituição de laços estudantis e promover o fortalecimento dos vínculos colaborativos para a melhor formação profissional e cidadã", concluiu.