Unicesumar
Unicesumar

Capes aprova dois novos mestrados para a Unicesumar

A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) aprovou, na reunião do Conselho Técnico Científico da Educação Superior de sexta-feira passada, dois novos programas de mestrado para a Unicesumar. Um deles em Tecnologias Limpas e o outro em Gestão do Conhecimento nas Organizações.

A Unicesumar passa assim a contar com quatro mestrados, "ratificando o seu compromisso em priorizar a pós-graduação stricto sensu e a pesquisa científica, atenta à qualidade de ensino e às demandas de formação da cidade e da região", observou o vice-reitor, Wilson de Matos Silva Filho.

Com o objetivo principal de capacitar profissionais que possam buscar alternativas científicas e tecnológicas que contribuam para a transformação social e ambiental da região em direção ao desenvolvimento sustentável, o  Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Limpas (PPGTL) oferece duas linhas de pesquisa: "Ecoeficiência Urbana"  e "Agroindústria e Agropecuária Sustentável".

Enquanto a primeira linha de pesquisa visa promover investigações em prol da otimização dos ciclos de produção na cidade, priorizando os campos de resíduos sólidos e recursos hídricos, a segunda volta-se às investigações que buscam a melhoria dos processos de produção da agroindústria e da agropecuária, incentivando o equilíbrio no campo, na parte social, produtiva, econômica e ambiental.

Já o Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações (PPGCO) responde ao contexto contemporâneo que exige, de indivíduos e organizações, competências voltadas para o trabalho com informação e conhecimento. Tem como objetivo principal buscar soluções científicas e tecnológicas para a implementação de processos de gestão organizacional orientados pelo conhecimento.

O programa possui duas linhas de pesquisa – "Organizações e Conhecimento" e "Educação e Conhecimento" - e busca promover, de forma interdisciplinar, o ensino, a pesquisa e a extensão sobre o conhecimento como componente fundamental para garantir a competitividade das empresas dentro do contexto da Sociedade do Conhecimento.

Os cursos serão ofertados a partir de 2014 e os processos seletivos para os candidatos interessados devem ser abertos ainda este ano.

Últimas notícias

Categorias