Unicesumar
Unicesumar

Casa eficiente é destaque na semana de Arquitetura e Design

Iniciou ontem (2) a 5ª Semana de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores do Cesumar. primeiro palestrante da noite foi o coordenador da Divisão de Ambientes do Comitê Brasileiro de Iluminação, o engenheiro civil Plínio Godoy, que abordou o tema “Percebendo a arquitetura – Uma análise de espaços e volumes sob a luz”. O segundo foi o especialista em cores da Suvinil, Ganer Delgado, que falou sobre “Como harmonizar as cores”.

Também considerado como lighting designer, Godoy explicou que a iluminação tem o poder de valorizar ou “acabar” com uma obra e que a luz de uma construção de um arquiteto é tão importante quanto as tintas de um quadro ou as notas de uma harmonia. “O objetivo do nosso trabalho é transformar o sonho do arquiteto em realidade, por um projeto elétrico, para valorizar a arquitetura”, define Godoy.

Durante a semana, além das palestras, estão sendo expostos desenhos feitos pelos alunos de arquitetura das obras de Oscar Niemeyer, em homenagem aos cem anos que o arquiteto comemora este ano.

Casa Eficiente

Está sendo exposto durante a Semana de Arquitetura e Design um projeto que é o resultado de uma parceria entre a Eletrosul, Eletrobrás e Universidade Federal de Santa Catarina, a Casa Eficiente.

Alguns dos principais diferenciais da casa são a Energia Eficiente, onde a luz natural é predominante e o sistema fotovoltaico, através do qual a casa consegue produzir sua própria energia elétrica. Outra característica é o uso racional da água, onde há aproveitamento da água da chuva para uso não potável. A casa foi feita com madeira de reflorestamento e possui uma arquitetura bioclimática, além de todos os ambientes terem sido projetados para permitir acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais. Já o jardim é formando apenas por espécies nativas da mata atlântica.

O monitoramento do projeto é feito por um laboratório criado dentro da casa chamado LMBEE (Monitoramento bioclimático e eficiência energética).

Paloma Vieira, supervisora do projeto, explica que o objetivo não é pegar esta casa exatamente como modelo – já que o custo para fazer tudo é alto -, mas fazer com que as pessoas adotem as idéias e construam casas que possam poupar recursos naturais que utilizados em grande quantidade causam prejuízos à natureza.

Nesta quarta-feira, a arquiteta Cláudia Donald Pereira, uma das integrantes do laboratório da Casa Eficiente vai falar sobre o projeto em sua palestra, a partir das 21h30, no auditório Dona Etelvina.  

Últimas notícias

Categorias