CEJUSC - Extensão UniCesumar ganha novo espaço físico

Unidade também passa a oferecer serviços à comunidade em ambiente digital

A UniCesumar apresentou, nesta segunda-feira (09/08), o novo espaço físico do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC). A data também marcou o início dos serviços da Clínica Jurídica em ambiente totalmente digital.

O CEJUSC é uma oportunidade para os  alunos colocarem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, além de um serviço gratuito para a comunidade, que visa a solução de conflitos sociais antes que se tornem processos, muitas vezes desgastantes.

De acordo com a coordenadora responsável pelo CEJUSC Extensão Unicesumar, Profa. Andréa Lago, todos saem ganhando com a realização deste trabalho: “Os alunos, enquanto protagonistas do saber, solidificam o conhecimento aprendido e se tornam agentes de transformação na comunidade a qual estão inseridos e a sociedade ganha um atendimento de qualidade”.

Além disso, a Extensão conta com um nova sala para as práticas dos alunos das Clínicas Jurídicas do Curso de Direito da Unicesumar, especialmente para o exercício das  atividades de cidadania do CEJUSC. O objetivo é garantir os direitos de cidadania, em sua múltipla manifestação social. Isso inclui o cidadão-administrado, cidadão-eleitor, cidadão-trabalhador-produtor, cidadão-consumidor e cidadão-contribuinte.  Tudo para atenuar as desigualdades sociais e garantir os direitos de minorias, já contando com a adoção de instrumento tecnológicos para a resolução de conflitos, como determina a novíssima Resolução 358/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A professora destaca que tecnologia está impactando toda a atividade da Justiça. “Temos uma Justiça cada vez mais consensual e digital. A pandemia só veio destacar como essas duas realidades são inevitáveis".

Os alunos agora tem um espaço físico maior e equipado para desenvolver o conhecimento técnico e científico e ainda passam por um processo de humanização. “Eles vão conviver com situações reais junto com os assistidos. E vão perceber que podem ser agentes de transformação da sociedade”, acrescenta a professora.

O evento contou com a presença do juiz coordenador adjunto do  CEJUSC da Comarca de Maringá, Cláudio Camargo dos Santos e de outras autoridades judiciais e acadêmicas. “ A gente não vê mais os conflitos sociais como algo exclusivo do judiciário. O conflito é de toda a sociedade”, comentou o coordenador.  “E parcerias assim, interinstitucionais e multidisciplinares, potencializam a oferta de soluções de conflitos, evitando processos. Muitas vezes o conflito é solucionado pelo diálogo. É um sistema multiportas, com várias alternativas”, concluiu.

O novo espaço da Clínica Jurídica tem uma integração mais próxima com o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), Juizado Especial Cível (JEC), a Clínica de Psicologia e demais cursos, onde aproxima mais ainda os serviços para a comunidade. “Trata-se de um trabalho conjunto e integrado, onde todos participam do aprendizado na prática, com alto impacto na sociedade em parceria com a Justiça Brasileira”, acrescentou o pró-reitor de Ensino e Diretor do Centro das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da UniCesumar, Valdecir Antônio Simão.