Centro Esportivo do Borba Gato é revitalizado com projeto de arte do Cesumar

Alunos de Artes Visuais do Cesumar e a professora Deborah Kemmer concluem na próxima terça-feira (dia 11) o projeto de revitalização com arte do Centro Esportivo Borba Gato. Trata-se do segundo espaço revitalizado por meio de parceria firmada entre a Prefeitura e o Cesumar, que pretende levar a arte a dez espaços públicos da cidade. O primeiro local beneficiado e que teve significativa alteração do seu visual foi o viaduto no cruzamento das avenidas Colombo e Tuiuti.

O trabalho de revitalização do Centro Esportivo do Borba Gato tem a participação de crianças do Colégio Thomas Edson daquela localidade. Para desenvolver os painéis artísticos, que serão montados com colagem de azulejos coloridos, Déborah e os alunos de Artes Visuais que colaboram com o projeto pesquisaram a história do bairro e do próprio centro esportivo, que leva o nome da professora e hoje secretária de Esportes Edith Dias.

Utilizar símbolos ligados à própria história da localidade é a proposta do projeto que, segundo Deborah, tem um caráter “educativo e cultural”. No painel do Centro Esportivo do Borba Gato, um dos mais antigos conjuntos habitacionais de Maringá, inaugurado no ano de 1976 e considerado na época o maior, com 1021 casas populares, símbolos esportivos e lembrando a natureza vão estar presentes.

Embora conhecido como Borba Gato, o nome verdadeiro do conjunto é Inocente Vilanova Júnior, homenagem ao primeiro prefeito de Maringá. As pessoas acostumaram-se a chamar de Borba Gato , pois este era o nome do sitio que ocupava toda aquela área. Outra característica importante que será lembrada na obra do centro esportivo são as flores que dão nome as 15 ruas do bairro.