Unicesumar
Unicesumar

CEP-Cesumar recebe renovação de licença do Conep


O Comitê de Ética em  Pesquisa do Cesumar (CEP-Cesumar) acaba de receber, do Comitê Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), a renovação do seu credenciamento para continuar atuando  na instituição. O Conep, que segue normas do Conselho Nacional de Saúde (CNS) -  ligado ao Ministério da Saúde -, tem como papel buscar um tratamento humanizado aos seres humanos envolvidos em pesquisas.

Segundo a diretora de Pesquisa do Cesumar, Ludhiana Bertoncello, a renovação da licença para que o CEP-Cesumar continue fazendo seu trabalho "vem comprovar a seriedade, competência e transparência dos processos, encaminhamentos e avaliação dos nossos projetos de pesquisa".

O primeiro  registro realizado pelo Comitê de Ética do Cesumar  foi em 14 de janeiro de 2005. Desde então foram avaliados cerca de 1700 projetos de pesquisa, com o objetivo de emitir pareceres consubstanciados e acompanhar seu desenvolvimento quanto os aspectos éticos das pesquisas que envolvem seres humanos, desenvolvidas nas IES.

As reuniões do Comitê de Ética vêm acontecendo quinzenalmente e agregam hoje, sob a coordenação do professor Hugo Pires, 15 docentes do Cesumar, o pastor Marcelo Glória Gomes de Paula e a representante dos usuários dos serviços de saúde Helena Strabelli e sua secretária, Geovana Maria de Souza.

Neste ano, o CEP-Cesumar trouxe uma série de inovações em seu processo, entre elas a apresentação do resultado on-line, no site do CEP e no SISNEP (página do pesquisador onde é feito o cadastro da Folha de Rosto do seu trabalho), por meio do número do Certificado de Apresentação para Apreciação Ética - CAAE.

No ano de 2009, até o presente momento, já foram avaliados 142 projetos, observando rigorosamente as diretrizes e normas reguladoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Essas normas são ditadas pela Resolução do CNS nº. 196, de 10 de outubro de 1996 e suas complementares.

Para maiores informações de cadastro e encaminhamento de projetos de pesquisa, acesse a página do CEP-Cesumar http://www.cesumar.br/pesquisa/copec.php ou o e-mail copec@cesumar.br

Últimas notícias

Categorias