Cerimônia do Jaleco marca implantação do curso de Medicina

Com a presença do secretário municipal da Saúde, Antônio Carlos Nardi, do presidente da Sociedade Médica de Maringá, Kemel Jorge Chammas, e outros representantes da área, além do reitor Wilson de Matos Silva e diretores da instituição, os estudantes de medicina do Cesumar participaram sábado da "Cerimônia do Jaleco.

A tradicional cerimônia marcou a abertura do curso, que iniciou suas aulas no dia 27 de fevereiro. A cerimônia foi reconhecida pelo secretário Antônio Carlos Nardi, como um momento importante para a cidade, já que a implantação do curso de medicina do Cesumar foi um "sonho comunitário", disse ele.

"Nós acreditamos que essa turma tem uma responsabilidade muito grande, por ser a primeira de um curso tão sonhado e tão necessitado no Brasil. Nós temos verificado a carência na área médica no país e graças a Deus este curso tem a preocupação de formar cidadãos aptos a entrar principalmente no sistema público de saúde", afirmou o secretário Antônio Nardi, ao saudar os estudantes.

Para o presidente da Sociedade Médica de Maringá, Kemel Jorge Chammas, os estudantes devem ter orgulho por terem ingressado num curso de medicina com todas as condições de oferecer um excelente nível de ensino e já aprovado pelo MEC. Ele também destacou a forte ligação do Cesumar com a comunidade, como outro fator positivo para a formação dos futuros médicos, que poderão desde já integrar-se aos sistemas de saúde do município.

A Cerimônia do Jaleco é uma tradição que acontece em várias universidades pelo Brasil e em outros países. O ato consiste na entrega do jaleco branco aos calouros, simbolizando o início dos estudos na área médica, ao mesmo tempo em que os estudantes se comprometem a cumprirem suas obrigações com responsabilidade e respeito.

Para a coordenadora do curso, Nilce Marzolla Ideriha, o momento serve para reflexão sobre a importância dos alunos como profissionais, para atender a comunidade. "É um trabalho que desperta nos estudantes o lado humano da área da saúde, da ética e do compromisso com a sociedade", frisou.

Os familiares também puderam participar da cerimônia e conhecer o ambiente educacional do qual os calouros fazem parte.