Cerimônia do Jaleco marca momento importante para os acadêmicos de Medicina

Solenidade foi realizada no sábado (4) e contou com a presença de familiares e amigos dos calouros de medicina

Os novos alunos de Medicina participaram no sábado (4) de uma etapa importante para a formação profissional, a Cerimônia do Jaleco. O evento simboliza a iniciação no curso e a responsabilidade com a ética e postura na profissão. Prestigiaram a solenidade autoridades da UniCesumar, familiares e amigos dos novos estudantes de Medicina.

O aluno de medicina e presidente do Centro Acadêmico, Lucas Voltareli, falou da rotina de estudos e dedicação ao curso. “Há dois anos estava no lugar de vocês e não imaginava que hoje estaria presidindo o Centro Acadêmico. O vestibular foi nosso primeiro grande desafio, vitória para nós e reforço com vocês que o sucesso é feito por competência, persistência e oportunidade. Sintam-se acolhidos e parte da família Medicina UniCesumar”.

Para a diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Solange Lopes, ações que promovem a aproximação entre os alunos, pais e a comunidade acadêmica faz a diferença na formação do aluno. “Sou grata pela confiança que vocês depositam em nosso trabalho e na UniCesumar. Trabalhamos diariamente para que os nossos estudantes tenham todo o suporte necessário. Sabemos que o curso de medicina requer muita dedicação e estamos aqui para apoiá-los”.

Marcio de Carvalho, conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Paraná, parabenizou e deu as boas-vindas aos novos alunos de medicina. “Todos vocês têm uma missão, que é manter a nossa profissão no patamar que ela merece, de seriedade, dedicação e credibilidade. Estudar será a rotina de vocês até o último dia que vocês atuarem na profissão. Comecem desde já observando a postura de seus professores para seguirem esses modelos, pois a sociedade espera de nós um atendimento ético e humanizado”.

A coordenadora pedagógica do Curso, Nilce Marzolla Ideriha, destacou que a Cerimônia é um momento importante não só para o aluno, mas também para a instituição. “Sabemos da responsabilidade que temos com vocês. Hoje selamos o compromisso em relação à formação. São seis anos de dedicação e para que tenham uma formação adequada, disponibilizamos excelentes estruturas, bons professores e uma matriz curricular inovadora”.

Ana Maria Machado, que também é coordenadora de Medicina, compartilhou com os alunos a sua trajetória profissional, desafios e alegrias da profissão, destacando que está completando 37 anos de graduação. “ A gente faz medicina porque gostamos de pessoas, de lidar com elas. Para ser médico você precisa estudar muito e frequentar uma boa escola e vocês estão cumprindo com essas duas fases”.

A pró-reitora Executiva de Educação Presencial, Andrea Borim, representou o reitor da UniCesumar, professor Wilson de Matos Silva, na solenidade. “É uma alegria presidir a 11ª Cerimônia do Jaleco, que simboliza o compromisso ético dos alunos com a profissão. O evento faz parte de uma série de atividades que a UniCesumar desenvolve para formar profissionais humanos, que se preocupem com os outros”.

O pró-reitor de Ensino, Valdecir Simão, destacou que a Cerimônia é um momento emocionante para todos. “Queremos que os nossos alunos sejam profissionais que façam a diferença na sociedade e ter a participação dos pais durante a graduação é muito importante. Vamos juntos fazer um futuro promissor dos alunos”.

Ao final, os calouros receberam um jaleco e fizeram o juramento do estudante de medicina.

Medicina

O curso de Medicina da UniCesumar em Maringá foi autorizado em 2011, com nota CPC 4, em uma escala que vai de 0 a 5, o que representa excelência no ensino. A graduação de Medicina atua com a metodologia PBL (Problem Based Learning), e o estudante conta com laboratórios de ponta e materiais que facilitam o estudo o corpo humano. A UniCesumar também possui parceria com os principais órgãos e hospitais que atuam em Maringá, onde os alunos realizam estágios supervisionados.