Unicesumar
Unicesumar

Cesar Cielo ensina como ter foco na carreira

Campeão olímpico de natação ministrou Aula Magna para alunos UniCesumar em que equiparou a vida de atleta com a de outros profissionais

 

“Você terá sucesso quando sua vontade de alcançar seu objetivo for tão grande quanto for a sua vontade de respirar”.  As aspas vão para Cesar Cielo, único campeão olímpico da natação brasileira, durante a Aula Magna na UniCesumar, ministrada online pelo canal da instituição no YouTube,  em 24 de agosto.

O recordista olímpico dos 50 e 100  metros nado livre iniciou a aula falando de sua experiência profissional com a palestra “101 %”.   A diferença percentual de “um por cento”, segundo Cielo, seria o diferencial entre quem conquista uma medalha de ouro de uma de prata.

A aula foi baseada numa equiparação da sua experiência como atleta vitorioso com as demais carreiras profissionais. “Todos os três atletas que sobem num pódio são extremamente talentosos e disciplinados. Mas por que somente um ganha a medalha de ouro?”,  questionou.

Cielo revela três pontos fundamentais que fazem a diferença. A começar pela saúde mental, a necessidade de estabelecer um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. A pessoa tem que ser feliz e não necessariamente ficar somente com foco no objetivo.  A meta é um trabalho de progressão todos os dias.

Outro ponto é a comunicação interna. Saber dominar o estado emocional.  “Ao invés de escutar nossa cabeça, temos que conversar com ela. Conversar é diferente de escutar” ,  explicou ele, antes de citar uma série de exemplos de situações conflitantes em sua carreira.

O terceiro ponto  é ter um grande time pois “ninguém faz nada sozinho”.  A pessoa deve se cerca de amigos que a levem para cima.  “ Todos os atletas de alto rendimento trabalham acima da média e uma boa equipe  vai ajudar. São pessoas em quem você confia”.

Ele defende que tanto o atleta como um outro profissional deve trabalhar com equilíbrio, saber o que quer e o que pode. Uma alta performance sustentável. “Esses são os níveis de exigência dos extraordinários”, acrescenta.

Cielo ainda citou vários pensamentos motivacionais construídos durante a carreira:  “Nossa vida é o reflexo das expectativas das pessoas que são importantes para nós“.   Citou também o maior ensinamento que obteve com o esporte. Disse que “ a coisa mais importante é manter a coisa mais importante como a coisa mais importante”.

Para  o atleta, esse jogo de palavras representa que não se pode dar espaço a vaidade, ao ego. Para um profissional, cada dia é importante para chegar mais próximo da sua meta.  Não focar nas dificuldades, mas no resultado.

O atleta comentou passagens da sua carreira em que ele não se saiu muito bem nas raias de natação. Graças a uma mudança de foco,  conseguiu dar a volta por cima.  Descobriu que mais importante do que o destino, é o progresso diário.  “ A mudança de foco não é uma questão de capacidade ou habilidade.   É uma questão de motivo para a ação. Não tenha medo de dividir e compartilhar informações e conhecimentos com outras pessoas. Por que não hoje? ”, questionou.

PROFESSOR RAFAEL REIS

A aula contou com a participação do professor de Educação Física Rafael Estavam Reis, do campus de Curitiba. Reis tem bacharelado e licenciatura em Educação Física, Mestre pela Universidade Federal do Paraná, doutorando pela UFPR, especialista e Educação Especial Inclusiva e em Gestão e Marketing Desportivo. Ele lembrou que Cielo também é um empresário na área de materiais para esporte. Queria saber como a carreira na natação o ajudou a empreender.

“A base da estratégia do esporte é transferível para o meio empresarial”, respondeu o atleta. “Temos metas a serem batidas, desafios diários. A diferença é que na natação o meu objetivo era a final da competição. No mundo empresarial, não tem fim. Porém, a busca pelos bons resultados é a mesma”.

Ao ser questionado pelo professor sobre seu futuro como atleta, Cielo disse que agora só quer se dedicar à sua empresa de esportes e ao instituto que leva o seu nome, em Itajaí.  Na sequência, o campeão olímpico respondeu às perguntas dos internautas.

Reis lembrou que a UniCesumar é uma instituição que investe muito em esporte e aproveitou a oportunidade para falar dos Jogos Paraolímpicos, uma vez que o professor é especialista em Educação Especial Inclusiva.  Cielo disse ter uma relação bem próxima de treinadores paraolímpicos e que eles são muito exigentes: “Fazem parte daqueles líderes que te colocam pra cima”.

 

OPINIÕES

Quem também acompanhou a palestra foi Andrea Borim, Pró-Reitora Executiva do Ensino Presencial. “Ele foi brilhante ao mostrar como a carreira de um atleta campeão pode contribuir para a formação de uma vida profissional e empresarial. Uma experiência de vida, uma verdadeira aula que os alunos vão levar para a construção de suas carreiras”.

Segundo o diretor de Pós-Graduação da UniCesumar, Guaracy Silva, a Aula Magna com o Cesar Cielo mostrou como é possível captar a experiência de um atleta e aplicá-la na vida profissional. “Ele é um exemplo de equilíbrio, perseverança e atitude”, resumiu o diretor.

 

Serviço -  Aula Magna com César Cielo está na íntegra no canal da UniCesumar no YouTube  https://www.youtube.com/watch?v=DeJlmcsQ9GA&t=1341s

Últimas notícias

Categorias