Cesugastro recebe profissionais renomados e discute tendências internacionais

O mercado profissional da gastronomia continua sendo discutido na 1ª Cesugastro (Semana de Gastronomia do Cesumar). Ontem à noite o evento recebeu a presença do nutricionista e professor doutor Luís Fernando Escouto, premiado pelo Instituto Cordon Bleu do Canadá.

Escouto começou sua apresentação falando sobre a valorização que os profissionais brasileiros devem dar ao que fazem. "Quando estive no Canadá, eles falaram que lá não se formam bons cozinheiros, lá se formam excelentes cozinheiros. Isso é o que falta aqui", comentou.

Na seqüência o nutricionista falou sobre a qualidade sensorial dos alimentos. Ele explicou que a conquista dos clientes não acontece apenas pelo gosto, mas por todos os sentidos. "Quando se come um folheado a primeira coisa que chama a atenção é o barulho da mordida na massa, esse som também é importante para a qualidade", exemplificou o palestrante. Após a palestra Escouto abriu espaço para os participantes tirarem suas dúvidas.

Hoje, a semana de gastronomia recebeu a chef pernambucana Rafela Suassuna. Rafaela, que é formada pela Escola Centro Europeu de Chefs de Cozinha de Curitiba, esteve durante todo o dia ministrando cursos e palestras.

Pela manhã o tema da palestra foi a "Gastronomia dos eventos". Suassuna, que também é proprietária de dois restaurantes em Pernambuco, deu um testemunho empresarial aos participantes. No período da tarde, ela ministrou um curso sobre opções de Finger Food, uma nova tendência internacional de servir pequenas porções que podem ser comidas com a mão.

Esta noite ainda estão programadas uma palestra sobre "Empreendedorismo na gastronomia", com Marcelo Traldi, e a peça teatral "Guerra dos Sexos", montada por alunos do Cesumar e dirigida pela professora Lucinéia Contiero. A 1ª Cesugastro termina amanhã com uma mesa redonda sobre as transformações do mercado gastronômico para Maringá e região.