Cesumar abre inscrições para o vestibular de Medicina

O Cesumar (Centro Universitário de Maringá) abre neste sábado, dia 10, as inscrições para o primeiro vestibular do curso de Medicina, que será realizado no dia 29 de janeiro de 2012. O curso foi autorizado no dia 17 de novembro pelo Ministério da Educação (MEC) com 100 vagas anuais. A instituição, no entanto, oferecerá 50 vagas em janeiro e 50 vagas em julho.

As inscrições para o vestibular poderão ser feitas até o dia 22 de janeiro de 2012 pelo site da instituição (abaixo). A prova que será dirigida especialmente para o curso de Medicina será estruturada de forma a avaliar a capacidade do candidato em relacionar conhecimentos das diversas áreas do saber com conhecimentos fundamentais para o exercício consciente de cidadania. Será composta de 50 questões, distribuídas em 10 disciplinas: português, inglês, biologia, química, história, geografia, literatura, matemática, física e sociologia, conforme programa disponível no ato da inscrição. Também será cobrada uma redação.

As aulas do curso terão início no dia 27 de fevereiro de 2012. A infraestrutura para os três primeiros anos já está toda instalada, sendo composta  por mais de 80 laboratórios da área da saúde e outros específicos de Medicina; uma unidade básica de saúde implantada dentro do campus, convênios com hospitais e a rede pública de saúde de Maringá e municípios da região. Já o corpo docente está contratado e capacitado conforme a proposta pedagógica adotada pelo curso.

A instituição está tomando uma série de cuidados para esse processo seletivo. Um deles foi firmar uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) para elaboração da prova bem como o acompanhamento de sua aplicação. Também no dia do exame haverá identificação digital de todos os candidatos, além da comum verificação dos  documentos oficiais.

De acordo com o vice-reitor da instituição, Wilson de Matos Filho, a instituição preocupa-se em manter sua imagem de responsabilidade com a qualidade da educação e por isso tomará todas as precauções que entender necessárias para garantir a transparência e seriedade do processo.

A prova será aplicada apenas em Maringá e a nota do ENEM não será aceita para classificação de candidatos.

O período de inscrições para o vestibular será de 10 de dezembro de 2011 a 22 de janeiro de 2012. Para se inscrever, os candidatos deverão acessar o site www.cesumar.br/medicina  e preencher a ficha de inscrição. A taxa é de R$ 200,00 e poderá ser recolhida em qualquer agência bancária até o dia do vencimento do boleto. Mais informações estão disponíveis  na página do curso na internet ou podem ser obtidas pelo  telefone (44) 3027-6222.

Acesse o site do curso de Medicina do Cesumar.