Cesumar atua na elaboração de lista nacional de medicamentos do Ministério da Saúde

A Central de Informações de Medicamentos do Centro Universitário de Maringá (CIM-Cesumar) está participando, junto com outros seis centros de referência em medicamentos do país,  da elaboração do Formulário Terapêutico Nacional. O FTN vai reunir um compêndio de monografias de todos os medicamentos que compõem a Rename – Relação Nacional de Medicamentos Essenciais. Também participam do trabalho, alunos de pós-graduação e professores do curso de Farmácia do Cesumar.

A Rename foi atualizada no ano passado, através do trabalho de uma Comissão Técnica e Multidisciplinar nomeada pela Ministério da Saúde, da qual fez parte o professor José Gilberto Pereira, coordenador do CIM-Cesumar. Participaram atividamente da revisão da lista 22 membros representando oito universidades brasileiras, seis entidades de classe e científicas, três instâncias gestoras do SUS e seis representantes do Ministério da Saúde.

A nova versão da Rename – que substitui a de 2002 – incluiu 34 medicamentos e excluiu 57, totalizando 330 fármacos, em 522 apresentações. Para chegar à lista final, a Comissão Técnica e Multidisciplinar para Elaboração da Relação Nacional de Medicamentos (Comare) fez 15 reuniões durante o período de novembro de 2005 a outubro de 2006, atuando com mais de 100 horas de trabalho contínuo.

Conforme o professor Gilberto Pereira, a Rename é uma lista de medicamentos considerados necessários ao tratamento e controle das enfermidades prioritárias em saúde pública no país, dirigida aos gestores, órgãos estaduais, municipais e federais de saúde. “Os medicamentos indicados na lista são os essenciais e não podem faltar na rede do Sistema Único de Saúde (SUS)”, esclarece.

Ainda segundo o coordenador do CIM, a revisão periódica da Rename tem por objetivo garantir o uso racional do medicamento e a organização da assistência farmacêutica, concebida como parte integrante da Política Nacional de Saúde.