Cesumar firma convênio com Instituto Politécnico de Leiria

O reitor Wilson de Matos Silva juntamente com os membros do Conselho Superior Universitário recebeu sexta-feira uma comitiva da cidade de Leiria (Portugal) que estava em visita oficial ao município, oportunidade em que também assinou convênio de cooperação técnica e científica com uma instituição de ensino superior daquela cidade, o Instituto Politécnico de Leiria (IPL).

A comitiva portuguesa era liderada pelo presidente da Câmara de Leiria, Raul Castro e pelo chefe de Gabinete de Cooperação Externa da Câmara, Marques da Silva. O Instituto Politécnico de Leiria foi representado pelo seu vice-presidente, José Manuel Silva, que fez uma explanação sobre os objetivos do convênio com o Cesumar.

Manoel Silva propôs uma parceria baseada nos princípios do Processo de Bolonha, que visa convergir os sistemas de ensino superior em toda União Européia. Segundo ele, é preciso uma dinâmica mais viva nos convênios de cooperação entre as universidades que possam de fato significar ganhos para a comunidade acadêmica.

"O protocolo assinado com o Cesumar sinaliza o interesse de estreitar laços e desenvolver projetos mútuos. Espero que possamos dialogar daqui para frente e identificar as áreas que mais nos aproximam", disse o vice-presidente do IPL, instituição que possui 40 cursos de licenciatura e 30 mestrados.

Para o professor, é possível colocar em prática rapidamente o intercâmbio de estudantes e mais para frente investir na oferta de cursos em conjunto que ofereçam dupla diplomação e na realização de projetos de pesquisas com a participação das duas universidades.

O vice-presidente da IPL disse que o convênio visa facilitar cuidados com aspectos que necessitam de atenção especial no futuro, como a educação ao longo da vida, a empregabilidade, a aprendizagem centrada nos estudantes, com o objetivo de torná-los mais independentes. Ao mesmo passo, salientou que é preciso acentuar a importância dos docentes como participantes da construção do conhecimento e a visão da educação internacional.