Cesumar firma parceria com universidade do Paraguai

O reitor do Centro Universitário de Maringá, Wilson de Matos Silva, e a reitora da Universidade Politécnica e Artística do Paraguai, Emma Paoli de Viedma, assinaram, sexta-feira passada (28), convênio de cooperação científico-cultural entre as duas instituições.

A assinatura do convênio foi no final da tarde, na Sala de Reuniões da Reitoria, depois de a reitora ter passado o dia conhecendo as instalações do Cesumar, juntamente com seu filho, Juan Bautisti de Viedma.

A Universidade do Paraguai, instalada em Assunção, tem nove anos de existência, 16 cursos de graduação, 20 de carreiras técnicas e 10 de pós-graduação.

Para Viedma, o ensino superior brasileiro é "mais avançado" que o do Paraguai e sua instituição terá vantagens na parceria com o Cesumar. "Vamos poder trocar experiências, estimular intercâmbio entre professores e acadêmicos e manter cooperação mútua no desenvolvimento de projetos e pesquisas", destacou.

Conforme o reitor Wilson Matos, trata-se de um convênio "guarda-chuva" capaz de abrigar vários outros dentro de áreas que for havendo interesse. Segundo ele, é sempre importante para o Cesumar ampliar relações com outras instituições porque "há um enriquecimento de experiências e ações".