Cesumar ganha acesso ao Portal da CAPES

O Cesumar está entre as 74 Instituições de Ensino Superior públicas e privadas que ganharam acesso gratuito aos bancos de dados Scopus e Sciense Direct disponibilizados no Portal de Periódicos da CAPES ( Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), conforme anúncio nesta quarta-feira feito pelo presidente da entidade, Jorge Almeida Guimarães.

As duas plataformas, mantidas pela editora holandesa Elsevier, trazem informações de grande relevância para a comunidade científica internacional. Por meio da Science Direct, professores e alunos têm acesso a mais de dois mil títulos de periódicos em texto completo. Já a Scopus é uma base referencial que contém cerca de 29 milhões de abstracts e mais de 265 milhões de referências.

Foram avaliadas para receber o mérito 101 instituições, das quais 74 tiveram parecer positivo. Dessas, 51 são particulares, 13 são estaduais e municipais e dez são fundações de amparo à pesquisa (FAPs).

De acordo com o presidente da Capes, a ampliação do acesso foi um ato simples, mas com um significado extraordinário. "Esse ato representa para todas essas instituições a possibilidade de oferecer aos estudantes, técnicos, funcionários e professores o acesso a esse acervo considerável", disse ele.

Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do Cesumar, Flávio Bortolozzi, o acesso ao Portal da Capes, mesmo que parcialmente, significa salto de qualidade nas pesquisas desenvolvidas no Cesumar. "O Portal é sem dúvidas a maior fonte de informações científicas do Brasil e a segunda internacionalmente", disse ele.

As duas bases de dados representam cerca de 50% de todo o conteúdo científico disponibilizado pela Capes. "Portanto, toda a nossa comunidade pode e deve acessá-las para buscar informações atuais de pesquisas que desenvolvem no mundo, as quais permitirão que nossos trabalhos acadêmicos sejam cada vez mais sólidos e consistentes, possibilitando a construção do conhecimento por meio desse ambiente virtual", completou Bortolozzi.

Na opinião do pró-reitor, o Cesumar foi escolhido pela Capes como umas das instituições agraciadas com o acesso ao Portal "pela seriedade com que as atividades acadêmicas e científicas são aqui esenvolvidas". "Parabéns para toda a comunidade do Cesumar e que o acesso ao Portal de Periódicos da Capes nos possibilite dar um salto qualitativo e quantitativo em nossas atividades de ensino e pesquisa, em todos os níveis", finalizou.