Cesumar inaugura estátuas no campus

O Cesumar inaugura hoje (29), às 20h30, na Praça do Conhecimento, as estátuas do projeto "Os Quatro Poderes", representando a Filosofia, a Ciência, a Arte e a Religião, por meio das imagens de Platão, Galileu Galilei, Leonardo da Vinci e Jesus Cristo. O projeto foi desenvolvida pela professora e artista plástica Deborah Kemmer (coordenadora do curso de Artes Visuais) juntamente com o professor Reginaldo Bordin, seguindo proposta do reitor Wilson de Matos Silva.

Cada estátua tem cerca de dois metros de altura e foram criadas pela  coordenadora do curso e colaboração de estudantes. Platão foi o filósofo mais influente do Ocidente. Uma das suas temáticas refere-se à "Alegoria da Caverna". "Nosso mundo é uma cópia imperfeita e transitória de um outro mundo, o das ideias, formas corpóreas, invisíveis e eternas", dizia ele.

Para representar a Ciência foi escolhido Galileu Galilei, o criador da física moderna. Galileu abalou os fundamentos do conhecimento medieval ao
compreender o universo Destruiu a ideia de que o mundo possuía uma estrutura finita e hierarquizada. Foi condenado ao silêncio pela Igreja. É considerado o maior astrônomo de seu tempo.

Já para representar a Arte, o escolhido foi Leonardo da Vinci que é uma das figuras mais importantes do Renascimento. Destacou-se como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. É considerado um dos maiores pintores de todos os tempos e, possivelmente, a pessoa dotada de talentos mais diversos a ter vivido.

A religião tem como representante Jesus Cristo, o Messias, Salvador e fundador da Igreja Cristã. "Para os cristãos, Ele é o Senhor de suas vidas. Embora tenha vivido na terra somente 33 anos, tem exercido grande impacto nas pessoas, mesmo naqueles que não crêem que Ele é o Filho de Deus", comenta Deborah Kemmer.

As estátuas dos quatro poderes estão fixadas na Praça do Conhecimento, um anfiteatro destinado a apresentações públicas, onde existem quatro pilares representando a terra, o ar, o fogo e água.  As estátuas tornam-se assim um novo atrativo no campus do Cesumar.