Cesumar inaugura nova biblioteca e praça do conhecimento

O Centro Universitário de Maringá (Cesumar) inaugura sábado (23) o mais novo espaço para manifestações culturais. Trata-se da Praça do conhecimento, que tem o estilo de um anfiteatro ao ar livre, contando com símbolos que representam a filosofia, a arte, a ciência e a religião. Na mesma ocasião, será inaugurada a nova biblioteca, com 4 mil m2, e o Centro de Convivência Universitária, instalados no bloco 08.

O evento começa às 9h30 e será marcado pela apresentação de um coral de quatrocentas vozes. Na ocasião estarão presentes o reitor, Wilson de Matos Silva e todos os demais dirigentes e diretores da instituição. O convite para prestigiar o evento se estende a todo o público acadêmico e pessoas da comunidade.

A inauguração deste novo complexo marca os dezesseis anos de fundação do Centro Universitário de Maringá, que hoje conta 45 cursos, 12 mil alunos e mais de 75 mil metros quadrados de construção.

Os novos espaços e biblioteca podem ser utilizados pelo público externo, dando continuidade à política da instituição de  integração com a comunidade.

Biblioteca

Com 4 mil2 de área, a nova biblioteca ocupar dois andaress do bloco 8, recentemente inaugurado no campus. O novo espaço conta com ar condicionado, salas individuais de estudo, mapoteca, minibiblioteca infantil, videoteca e sete salas de vídeo, sofás, 16 computadores espalhados em terminais para consulta do acervo, para pesquisa na internet e acomodação para 1.500 pessoas sentadas ao mesmo tempo.

O acervo é formado por 110,5 mil exemplares, além de 4 mil filmes em vídeo e DVD. A informatização é um dos pontos que se destacam. Através de senhas, os usuários podem acessar pelo site da instituição o acervo disponível, fazer reservas e renovação de empréstimos.

Também a atualização do acervo é garantida com um investimento médio de R$ 600 mil a R$ 700 mil por ano em compra de livros. Somente este ano, até agosto, já foram adquiridos, 1.300 títulos novos. A biblioteca empresta em média, 23 mil obras por mês.

Praça do Conhecimento

A praça do conhecimento, anexa ao bloco 08, deve transformar-se no novo centro de manifestações culturais do Cesumar. O local possui área livre para apresentrações e arquibancadas. A praça possui os quatro eixos da Rosa dos Ventos, os elementos da natureza (água, ar, fogo e terra) e os quatro pilares do conhecimento (filosofia, ciência, arte e religião).

Centro de Convivência

O Centro de Convivência Universitária é um espaço no térreo do bloco 8, onde se agrupam alguns serviços oferecidos para a comunidade acadêmica, como livraria, agência bancária, central de xerox, a agência de turismo Cesutour, a Farmácia Escola Cesufarma e um restaurante com serviço a la carte, a ser gerenciado pelo curso de Gastronomia.