Unicesumar
Unicesumar

Cesumar instala extensão de Juizado Especial Cível

Escritório no campus vai servir para prestar atendimento à comunidade e
ajudar a desafogar os serviços dos três juizados cíveis da cidade



Em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado, o  Cesumar (Centro Universitário de Maringá) inaugura na próxima terça-feira uma extensão do Juizado Especial Cível que vai servir como mais um local de atendimento à comunidade. A inauguração será às 20 horas com a presença dos juízes dos juizados cíveis de Maringá, da coordenadora do curso de Direito, professora doutora Leda Maria Messias da Silva e do reitor Wilson de Matos Silva.


É a primeira extensão do juizado montada em uma comarca do interior do Estado, graças ao esfoço mantido pela coordenação de Direito, que viu no convênio a possibilidade de oferecer um novo atendimento à comunidade que “casasse” com o ensino  jurídico da instituição. Vários encontros foram mantidos entre a coordenadora de Direito, o vice-presidente do Tribunal de Justiça em Curitiba, Wanderlei Resende e o juiz da primeira Vara do Juizado Especial Cível de Maringá, Waldemar da Costa Lima, até se concretizar a proposta.  


Conforme o juiz da primeira Vara do Juizado Especial Cível, Waldemar da Costa Lima,  “é mais uma alternativa de acesso à justiça para a população”. Segundo o advogado responsável pela extensão, Márcio Fernando Candeo dos Santos, o projeto é uma contribuição social do Cesumar à comunidade e implica num benefício também para os acadêmicos do curso de Direito que poderão atuar e desenvolver a prática no local.


Nos três Juizados Especiais Cíveis de Maringá são ajuizados por ano cerca de 5 mil ações. O braço do Juizado  no Cesumar vai ajudar a desafogar o atendimento na sede do órgão, na avenida Tamandaré. Conforme explicou o advogado responsável, todo o atendimento inicial será feito no escritório do campus e se houver necessidade de ajuizamento a ação passará a tramitar em uma das três varas do Juizado. No caso de acordo entre as partes, o processo vai pronto para homologação do juiz.


Os Juizados Especiais Cíveis  atendem ações que não ultrapassem o valor de 40 salários mínimos. O escritório no campus do Cesumar está instalado no térreo do bloco 7 e o horário de atendimento será das 13 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Últimas notícias

Categorias