Cesumar leva 19 inventos à 3ª Mostra Tecnológica de Maringá

Começa nesta quarta-feira à tarde, no Parque Internacional de Exposição, e vai até sábado, a 3ª Mostra Tecnológica de Maringá, promovida pelo ITM (Instituto Tecnópole Maringá), UEM (Universidade Estadual de Maringá), Cesumar (Centro Universitário de Maringá) e Incubadora Tecnológica de Maringá. A Mostra reúne 54 produtos inovadores que podem ajudar na melhoria de processos e trabalhos nas áreas tecnológica, de agronegócio, saúde, software e engenharia.

Conforme o coordenador do evento, Álvaro Gilmar de Araújo, do ITM, a mostra tem o propósito de conhecer o potencial das inovações criadas dentro das universidades e por produtores indepententes, com vistas à implantação do Tecnoparque em Maringá, um projeto a longo prazo que visa posicionar a cidade, até 2020, como centro de desenvolvimento de tecnologia.

“É nossa intenção verificar qual o nível tecnológico que temos, o que existe de novo, para que a partir dessas inovações, comecemos a criar empresas que sejam incubadas e que a partir daí passem a criar novos produtos. Que a gente possa alavancar pequenas empresas e grandes negócios a partir dessas idéias”, comentou Araújo.

Participação

A participação do Cesumar no evento se dará através da apresentação de 19 trabalhos, entre protótipos, softwares e ferramentas que foram desenvolvidos por alunos e professores.

Produtos como um novo sistema de semáforo que pode representar economia de energia, automação em processo de serigrafia hoje feito manualmente, novo aparelho para medir resistência física, sistema de monitoramento veicular, utilizando tecnologia GSM que permite interrupção da injeção eletrônica do veículo via celular, sistema de monitoramente de alarmes em reservartório de água potável, entre outros, estarão expostos.

O professor Evandro Cherubini, coordenador do curso tecnológico de Automação Industrial e de Engenharia Mecatrônica, lembra que a instituição está trabalhando mais fortemente na área tecnológica há quatro anos e diz que tem trabalhos interessantes para mostrar.

“A Mostra Tecnológica é o momento de apresentarmos o que nós já temos desenvolvido e ver de que forma podemos nos aproximar mais do setor produtivo e estabelecer parcerias para que possamos atender melhor às suas necessidades”, destacou o professor.

Já para o diretor de pesquisa da UEM e também um dos coordenadores da Mostra, Benedito Dias Filho, “a expectativa é através dessa feira, poder mostrar o que a gente vem fazendo na área de novos materiais, engenharia ambiental, fármacos, novas tecnologias, principais áreas que vamos mostrar, saber quais são as reais necessidades do mercado e nos aproximarmos mais das empresas”.

Serviço

A visitação a 3ª Mostra Tecnológica pode ser feita de quarta a sexta-feira, das 16 às 22 horas e no sábado, das 10 às 16 horas. A entrada é gratuita mas é necessário fazer inscrição na hora ou pelo site www.feirametalmecanica.com.br