Cesumar prestará atendimento social em frente à Prefeitura

O Centro Universitário de Maringá (Cesumar) irá prestar atendimento social, no próximo sábado, no Centro de Convivência Comunitária, em frente à prefeitura. A ação faz parte das atividades programadas para marcar o "Dia Nacional da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular", instituído no ano passado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

Com o tema "Ensino Responsável 2006", o Cesumar irá oferecer, das 9 às 17h30, atendimentos gratuitos à população nas áreas de saúde, humanas e exatas, bem como, atividades recreativas para todas as idades. A expectativa é superar o número de pessoas atendidas no ano passado, 5,9 mil.

Serão feitos exames de colesterol, glicemia, aferição de pressão arterial, análise de composição corporal, avaliação de flexibilidade e sensibilidade, com o envolvimento de treze cursos e aproximadamente quatrocentos alunos, professores e funcionários da instituição.

Além disso, os visitantes serão orientados quanto à saúde bucal, câncer de mama e útero, doenças sexualmente transmissíveis, alimentação saudável, prevenção de doenças, questões jurídicas e cuidados com pequenos animais.
Paralelo aos atendimentos, haverá atividades culturais, com apresentação de grupos de dança, do Coral e da Orquestra Cesumar. Haverá ainda oficinas de moda e de instalações elétricas.

O "Dia D" ou "Dia da Livre Iniciativa", como também é chamado,  tem como objetivo  informar à sociedade e ao governo a grande importância e a contribuição dada pelo ensino superior particular à sociedade. Visa ainda demonstrar, com fatos e números, que as IES particulares vêm cumprindo as funções para as quais foram criadas.

Relação das atividades que serão realizadas

MODA
- Oficina de Customização de Camisetas

ODONTOLOGIA
- Orientação de saúde bucal com ênfase nos cuidados relacionados ao bebê, lesões bucais e instrução de escovação supervisionada.

MEDICINA VETERINÁRIA
- Orientações sobre cuidados com pequenos animais;
- Orientações sobre zoonoses e saúde pública;
- Mostra de peças anatômicas das principais espécies domésticas.

ENFERMAGEM
- Mensuração da pressão arterial;
- Orientações sobre glicemia capilar para pessoas acima de 40 anos de idade;
- Orientações sobre câncer de colo de útero e  importância de estar realizando  o exame de prevenção (citopatológico) regularmente;
- Orientações referentes ao câncer de mama e a realização do  auto exame;
- Orientações gerais sobre saúde como: doenças sexualmente transmissíveis/AIDS e Dengue.

NUTRIÇÃO
- Avaliação antropométrica;
- Cálculo de IMC (índice de massa corporal), relação cintura/quadril;
- Orientações alimentares gerais.

DIREITO
- Orientação jurídica em diversas áreas

AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL E ENGENHARIA MECATRÔNICA
Oficinas:
- Instalações elétricas básicas, utilizando lâmpadas, tomadas, interruptores, disjuntores, relés de sobrecarga, fusíveis, contactores e motores;
- Utilização do multímetro para medições de corrente, tensão e resistência elétrica;
- Oportunidade à comunidade de  programar e simular um braço eletropneumático, utilizando um computador, um CLP,  um inversor e um motor, interagindo a informática, elétrica e mecânica.

FARMÁCIA
- Apresentação do Projeto "Água para todos" na forma de exposição prática de tratamento de água;
- Realização de exame de Glicemia Capilar.

ANÁLISES CLÍNICAS
- Orientação em saúde e prevenção de doenças

BIOMEDICINA
- Exames para determinação do perfil de Colesterol (em jejum) de indivíduos com mais de 30 anos;
- Elaboração de mapa epidemiológico, determinando a localização da população atendida durante o evento.

EDUCAÇÃO FÍSICA
- Análise de composição corporal e os riscos de doenças relacionados:
- Atividade física para saúde.

FISIOTERAPIA
- Avaliação da flexibilidade e sensibilidade
- Verificação de pressão arterial
- Tratamento facial