Cesumar qualifica mais 90 jovens pelo Planseq-TI

O mercado de trabalho em tecnologia da informação tem crescido acima da média de outros setores e isto gera uma busca por mão-de-obra qualificada bastante grande.  Por isso, encontrar pessoas preparadas para preencher as vagas existentes não é fácil, o que leva as empresas muitas vezes a investir nessa qualificação.

Um dos bons exemplos no Paraná de qualificação nesta área é o Planseq-TI  (Plano Setorial de Qualificação em Tecnologia da Informação).  Ligado ao Ministério do Trabalho e gerenciado pelo Cesumar (Centro Universitário de Maringá), o Planseq  foi desenvolvido durante 2010 e 2011 levando qualificação a 505 jovens em diversos sistemas de tecnologia da informação. Cidades como Maringá, Londrina, Curitiba, Cascavel, Campo Mourão, Dois Vizinhos, Pato Branco e Francisco Beltrão foram atendidas.

Ontem (22) houve a entrega de certificados para mais noventa jovens qualificados em Maringá.   Eles participaram dos cursos de DOT NET, PHP, Smal Talk, Harbour, Progress e Suporte Técnico. Uma das características do programa é a participação de empresas parceiras, que propõem cursos em campos específicos para os quais necessitam de mão-de-obra.

É o caso da DB1 Informática, que ofereceu o curso de linguagem de programação Progress e está selecionando dez dos trinta jovens que participaram da qualificação para serem contratados.  Vitor Hugo Estropo, 16 anos, é um deles. Ainda no Ensino Médio, o jovem conta que se inscreveu duas vezes no Planseq  para conseguir uma vaga no curso.

"Eu estava doido para trabalhar. Fiquei sabendo do curso por um amigo e corri atrás para conseguir. O curso me direcionou para um caminho, uma carreira que pretendo seguir. Estou muito feliz com a possibilidade de sair empregado do curso",  disse o rapaz.

Bianca Mariana Guimarães, 19 anos, é outra estudante que está prestes a ser contratada. Depois de desistir do curso de Educação Física e procurar emprego, se inscreveu no Planseq e acredita que foi a melhor descoberta para a sua vida. "Me apaixonei pela área, me dediquei e acho que isto está me levando a ser contratada de imediato para trabalhar", comentou.

A qualificação oferecida pelo Planseq possui 240 horas de duração, com três meses de aulas práticas e teóricas. Totalmente gratuito, o programa destina-se a jovens acima de 16 anos que não estejam trabalhando e precisam se inserir no mercado de trabalho. O objetivo é aproximá-los das oportunidades de trabalho nas carreiras existentes no setor de Tecnologia da Informação.

Luiz César Lopes, gerente de Recursos Humanos da DB1 Informática,  confirma a importância do programa para aproximação dos jovens ao mercado de trabalho e salienta o trabalho do Cesumar Empresarial (gestor do Planseq) neste sentido. "O programa vem ao encontro de nossas necessidades. Nossa empresa tem como meta crescer 35% ao ano. Estamos nos preparando para atuar fora do país e precisamos preparar cada vez mais pessoas para este setor."

O coordenador do Cesumar Empresarial e gestor do Planseq no Paraná, Freud Oliveira, lembrou que a área de TI foi escolhida para treinamento no Paraná  por ter grande carência de mão-de-obra. Segundo ele, existe a possibilidade do programa ter continuidade no Estado no ano de 2012, conforme já acenou o Ministério do Trabalho.