Cesumar realiza colação de grau neste sábado

Acontece neste sábado (13), no Ginásio de Esportes do Cesumar, a colação de grau de 15 cursos de graduação presencial e a distância da instituição. A solenidade começa às 19 horas, devendo reunir cerca de duas mil pessoas entre formandos, familiares, professores, diretores, membros da Reitoria e autoridades. O paraninfo geral será o Coronel Adilson Castilho Casitas, que é Se¬cretário Chefe da Casa Militar do Estado do Paraná.

Quase setecentos formandos vão colar grau, na solenidade dirigida pelo reitor Wilson de Matos Silva. A colação será transmitida ao vivo para os polos de Educação a Distância, permitindo aos estudantes de longe participar da solenidade em tempo real.

Os cursos de educação presencial que participam da solenidade são: Administração, Agronomia, Design de Interiores, Educação Física,  Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos e Teologia.

Na modalidade a distância estão:  Agronegócio, Gestão Comercial, Gestão Financeira, Negócios Imobiliários, Processos Gerenciais, Recursos Humanos, Pedagogia e Teologia.

Mais idosa

Maria Izaltina Menezes Leite, de 78 anos, irá receber o seu segundo diploma de curso superior. Formada em pedagogia em 1971, eleita a primeira mulher vereadora de Pará de Minas (MG) em 1989, dona Maria Izaltina agora irá se formar em Gestão de Negócios Imobiliários à distância.

Matriculada no polo de Betim (MG), a formanda conta que o maior desafio na volta à rotina de estudante foi o uso da tecnologia no processo de aprendizagem. "Mas não esmoreci, enfrentei como um desafio. O gestor do polo me ofereceu um curso de informática gratuito, para que eu pudesse acompanhar as aulas. Quando comecei a ver os conteúdos fiquei preocupada, afinal já fazia 40 anos que tinha deixado de estudar, mas me surpreendi", relata a estudante.

Aluna da modalidade à distância, a aposentada tinha a possibilidade de assistir às aulas ao vivo pela internet e interagir com o professor, enviando suas dúvidas pelo chat ou e-mail, completando os estudos por meio dos livros que recebia em casa e todo material do curso disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Para o diretor do Núcleo de Educação a Distância do Cesumar, Willian Kendrick Matos, a história de dona Maria Izaltina ilustra a democratização da educação no Brasil. "Nesta modalidade não existe a barreira da distância, nem da idade ou classe social", disse ele.

A EAD Cesumar tem hoje 58 polos espalhados por todo o país, com mais de 10 mil alunos e é considerada uma das três melhores instituições de ensino superior do Brasil, segundo pesquisa da ABE-EAD (Associação Brasileira dos Estudantes de Educação a Distância).