Cesumar recebe 14 bolsas Sanduíches no Exterior do CNPq

Com base no desempenho do Cesumar nos Programas de Iniciação Científica PIBIC e PIBITI e, de acordo com o que estabelece o programa Ciência sem Fronteiras, a Diretoria do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) aprovou a concessão de 14 bolsas para graduação Sanduíche no Exterior (SWG), com duração de 12 meses, para os alunos do Cesumar.

O programa Ciência sem Fronteiras, responsável pela concessão das bolsas, é dirigido aos alunos de graduação de melhor desempenho acadêmico das instituições, caracterizado por critérios de excelência identificados conforme chamada pública do programa. Os estudantes selecionados para o programa fazem estágio em outro país e trocam experiências profissionais e acadêmicas validadas no currículo da formação.

O aluno de graduação, nas áreas prioritárias ou correlatas, receberá uma bolsa de estudos, além das passagens, auxílio instalação e seguro saúde, para cumprir programa de mobilidade.  As bolsas são ofertadas nas três grandes áreas do conhecimento, Ciências da Vida, Ciências Exatas e Engenharias e Ciências da Saúde.  Parte do estágio acontece em atividades acadêmicas, em sala de aula, e outra parte em laboratório de pesquisa ou empresas.

O Cesumar, como uma das universidades brasileiras participantes do programa, por meio da Diretoria de Pesquisa, publicará o seu edital de seleção interna e cronograma, que deverá aceitar as candidaturas até o dia 20 de setembro, estabelecendo os acordos de cooperação e convênios necessários para o reconhecimento mútuo das atividades acadêmicas realizadas.

Para saber mais informações sobre as bolsas do programa Sanduíche no Exterior, clique aqui.

Outras informações também estão disponíveis na página da Diretoria de Pesquisa do Cesumar, clique aqui.