Cesumar recebe 9º Festival de Cinema de Maringá

O Cesumar vai receber este ano a mostra competitiva do 9º Festival de Cinema de Maringá, que terá abertura nesta sexta-feira  (dia 1) e se estenderá  até 11 de junho com a exibição de 72 filmes classificados de todas as partes do país.  O Festival terá uma extensão no Cesumar e os filmes irão percorrer ainda outros 19 pontos de Maringá e região.

Para a organizadora do evento na instituição, a professora e coordenadora de Artes Visuais, Deborah Kemmer, é um prazer para o Cesumar receber esta grande mostra de cinema, "que em poucos anos se consolidou e só vem enriquecer ainda mais a cultura da nossa cidade e em especial, este ano,  dos nossos alunos".

As exibições no campus começam na segunda-feira, dia 4, e acontecerão de forma simultânea em três espaços: na Praça do Conhecimento, Auditório Dona Etelvina e auditório de odonto, no bloco 6. A intenção é que o máximo de estudantes prestigiem o evento, além do público externo que também poderá ter acesso e ver gratuitamente às dezenas de filmes que foram classificados  entre os mais de 400 inscritos no festival.

Na lista estão filmes de curta e longa duração. São documentários, dramas, ficção e animação. O filme escolhido para abertura da mostra é "Réquiem para Laura Martin", que tem como protagonistas os renomados atores Anselmo Vasconcelos e Cláudia Alencar.  Os dois receberão este ano o troféu "Cunha de Aço" , oferecido pelo Festival,  e estarão presentes após a exibição do filme no Cesumar para debate com o público.

No decorrer do festival, outros atores e diretores também estarão presentes para debater os filmes.  Além disso, o público será responsável pela escolha do melhor filme, que será anunciado ao final do festival.  A classificação se dará por meio de notas que serão lançadas pelas pessoas ao final de cada exibição.

Veja programação do festival aqui.