A Instituição repete o resultado do ano anterior e mantém o conceito 4 na avaliação do MEC, posicionando-se entre as melhores do País
O Ministério da Educação divulgou esta semana, os resultados do IGC (Índice Geral de Cursos). O Cesumar - Centro Universitário de Maringá, manteve o conceito 4, em uma escala de 1 a 5. Na classificação geral o Cesumar se posiciona entre as 6% melhores instituições de ensino superior do Brasil. Na categoria Centro Universitário, públicos e privados, o Cesumar é o quarto melhor.
Com este resultado o Cesumar se posiciona no mesmo nível de qualidade conquistado pelas universidades públicas do estado. Em Maringá o Cesumar se consolida como a melhor instituição privada de ensino. Para o reitor da instituição, Wilson de Matos Silva, o resultado é o reflexo de anos de investimento e aperfeiçoamento na educação. "Temos um sério compromisso com o ensino e não medimos esforços para preparar os melhores alunos e os melhores profissionais", afirma.
O IGC é calculado a partir do histórico da instituição durante um triênio, composto pela avaliação feita no Enade nas três áreas do conhecimento. São somados também pontos referentes à estrutura, corpo docente e programa pedagógico de cada instituição. Neste ano, o MEC levou em consideração o CPC, Conceito Preliminar de Curso, dos cursos de graduação que fizeram o Enade entre 2008 e 2011.
O Enade, Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, avalia a evolução dos universitários em relação aos conteúdos da graduação em que estão matriculados. Cada curso é avaliado, ao menos, a cada três anos.
Conceito Preliminar de Curso:
O MEC também divulgou os resultados do CPC, que varia, assim como o IGC, de 1 a 5, referente à prova do Enade de 2011. Sete cursos do Cesumar obtiveram conceito 4: Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Ciências Biológicas, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores, Educação Física e Letras.
Artes Visuais e Redes de Computadores do Cesumar são os melhores cursos de graduação do Paraná.