Cesumar tem conceito 4 do MEC e se equipara às melhores universidades públicas do Paraná

Nos indicadores de qualidade das instituições de educação superior divulgados nesta quinta-feira pelo MEC, o Cesumar obteve o mesmo conceito das universidades públicas: UEM, UEL, UEPG, UFTPR e  Universidade Federal do Paraná.  O Cesumar alcançou o conceito 4 no IGC (Índice Geral de Cursos), numa faixa que vai de 1 a 5, e foi a única instituição privada do Estado com esta nota.  As demais ficaram com 3, 2 ou 1.

O Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC) é um indicador de qualidade de instituições de educação superior, que reúne em sua composição diversas avaliações, considerando os cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado).  No que se refere à graduação, é utilizado o CPC (Conceito Preliminar de Curso) e, no que se refere à pós-graduação, é utilizada a Nota Capes.

Conforme explica o INEP, o CPC é uma média de diferentes medidas da qualidade de um curso. As medidas utilizadas são: o Conceito Enade (que mede o desempenho dos concluintes), o desempenho dos ingressantes no Enade, o Conceito IDD e as variáveis de insumo.

O dado "variáveis de insumo", que considera corpo docente, infraestrutura e programa pedagógico,  é formado com informações do Censo da Educação Superior e de respostas ao questionário socioeconômico do Enade. Para um curso ter CPC, é necessário, portanto, que ele tenha participado do Enade com alunos ingressantes e concluintes.

O IGC leva em conta o histórico da instituição durante um triênio, já que cada área do conhecimento é avaliada de três em três anos no Enade. Assim, o ICG deste ano, considerou os CPC`s dos cursos de graduação que fizeram o Enade em 2010, 2009 e 2008. "a medida de qualidade da graduação que compõe o IGC é igual à média dos CPC's para o triênio de interesse", esclarece o INEP em sua página na internet.

Considerada também como variável que compõe o IGC, a avaliação dos Programas de Pós-graduação, realizada pela Capes, compreende a realização do acompanhamento anual e da avaliação trienal do desempenho de todos os programas e cursos que integram o Sistema Nacional de Pós-graduação (SNPG).

Conheça o Índice Geral de
Cursos das instituições de Maringá