Cesumar tem quatro finalistas no 10º Concurso Paraná Criando Moda

O Cesumar está na final do 10ª Concurso de Talentos da Moda Paranaense com quatro trabalhos selecionados. O concurso é promovido pelo Sindivest e tem como objetivo projetar o trabalho de estudantes de moda, valorizando os talentos do estado, que é pólo de produção têxtil. É o quinto ano consecutivo que o Cesumar está entre os finalistas. O tema deste ano é "Filatelia na Moda". Dos 120 projetos inscritos, dez foram selecionados para participar do desfile final do evento, que será realizado no dia 4 de novembro.

Os alunos do Cesumar concorrem desde a primeira edição, levaram os três primeiros lugares no ano passado e, neste ano, são  quatro trabalhos finalistas. "É um concurso em que nós apostamos", afirma a professora Sandra Franchini, que assumiu a coordenação do curso em 2007 priorizando a participação dos alunos no evento e realizando um trabalho multidisciplinar nas áreas de criação e desenvolvimento de produto.

Esse ano é uma edição especial pelos 10 anos do Concurso de Talentos da Moda Paranaense e, por isso, as inscrições foram abertas para estudantes de todo o país. "Concorremos com instituições de todo o Brasil, e somos a única com quatro finalistas. A classificação de nossos alunos é o reconhecimento da dedicação dos professores ao concurso", complementa Franchini referindo-se ao empenho dos mesmos, que focaram suas aulas no tema do Concurso durante 20 dias, auxiliando os alunos na elaboração do projeto.

A coordenação do curso recebeu aproximadamente 300 trabalhos, dos quais  foram selecionados quinze para o concurso. Entre os finalistas está o estudante do primeiro ano de moda, Emerson Peres, que utilizou os selos ligados ao origami e propõe em suas peças dobras e pregas com formas geométricas. "É a primeira vez que participo do concurso e estou muito animado, é a oportunidade que tenho de mostrar o meu trabalho", diz.

Entre os trabalhos finalistas está também o do Edison da Silva, aluno egresso do Cesumar que utilizou o "Selo amigo da bicicleta" como tema para seu trabalho e propõem a transformação de uma bicicleta em bolsa. Fernanda Tanaka, que destacou o esquecimento dos selos com a chegada da internet e o uso do e-mail e Aline Battilani, que se inspirou no selo criado com a imagem do cantor Raul Seixas durante o Rock in Rio II, utilizando os instrumentos musicais como formas para suas peças.

O desfile e premiação do concurso acontecem no dia 04 de novembro, às 20 horas, no Moinho Vermelho. O primeiro lugar recebe como prêmio R$ 7 mil, o segundo lugar R$ 5 mil e o terceiro lugar R$ 3 mil. Mais informações pelo telefone 44-3026 3379.