Unicesumar
Unicesumar

Chef Flávio Federico abre Semana de Gastronomia


Aclamado como um dos melhores confeiteiros do país, o chef Flávio Federico abriu ontem a Semana de Gastronomia 2015 da Unicesumar com uma palestra no auditório Dona Etelvina sobre o tema do evento: "Eu Como Cultura – Gastronomia é cultura que se come".

Premiado diversas vezes pela revista Gula, Veja e Época e tido como a melhor referência no uso de ingredientes brasileiros na confeitaria, Federico deixou  claro a necessidade de manter a cultura e
gastronomia do nosso país.
 
"Comecei na gastronomia numa época em que não havia cursos para esta formação e fui aprender fora do Brasil que é preciso valorizar as coisas da nossa terra", disse ele.

Segundo o Chef, "demoramos tempo para usar ingredientes nacionais na nossa gastronomia devido à cultura predominante por muitos anos de que o importado era melhor".

 "Manter a cultura da doçaria brasileira acesa é uma obrigação nossa, senão tudo se perde no tempo e espaço, inclusive nossa identidade", completou, ao enfatizar a necessidade de manter vivas as receitas passadas de geração para geração.

Federico reforçou a ideia de que conhecer os ingredientes disponíveis no país é fundamental para os novos profissionais e de que é preciso compartilhar o conhecimento. "Passem para a frente aquilo que vocês estudarem e descobrirem. Façam crescer as possibilidades para todos", conclui o chef, conhecido por apresentar receitas esquecidas do passado da doçaria nacional de uma forma mais moderna, sofisticada e contemporânea.

Programação

A Semana de Gastronomia continua até amanhã com novas palestras, minicursos e, ainda, uma feira gastronômica na Praça do Conhecimento.  Hoje (03) à noite recebe os chefs Bárbara Verzola e Pablo Pavon, sócios no conceituado restaurante Soeta, do Espírito Santo, e amanhã (04)  Guga Rocha, apresentador do programa "Homens Gourmet", do canal Fox, e chef efetivo do Programa da Tarde, na TV Record.

Como parte da programação, acontece também amanhã à tarde o concurso "Chef Revelação", em que participam estudantes da instituição previamente selecionados com suas receitas.

As quatro duplas classificadas terão de cozinhar pratos elaborados com "ingredientes surpresa" e apresentá-los a uma comissão julgadora formada pelos chefs Guga Rocha, Bárbara Verzola e Pablo Pavon, que degustarão as produções para avaliação.

Para a coordenadora do curso, Janaina Oliveira Leal, o evento oferece aos estudantes a possibilidade de se relacionarem com profissionais gabaritados e acompanharem a nova tendência de mercado da valorização e resgate dos ingredientes e receitas locais.

Últimas notícias

Categorias