Unicesumar
Unicesumar

Chef internacional grava aula para alunos de Gastronomia

Chef Almir da Fonseca e o coordenador Alexandre Gimenes

Chef Almir da Fonseca e o coordenador Alexandre Gimenes

Sustentabilidade e a carreira de um chef profissional. Estes foram os temas abordados pelo chef Almir da Fonseca em um bate papo com o coordenador do curso de Gastronomia da EAD Unicesumar, Alexandre Gimenes. A palestra foi gravada e, em breve, será disponibilizada para os alunos do curso.

Um mentor da sustentabilidade na cozinha, Fonseca considera o assunto um desafio para os profissionais da nova geração, que em sua opinião, tem como responsabilidade reconectar os chefs com os produtores de alimentos, aproveitando ao máximo tudo que eles oferecem. Alimentos naturais cultivados localmente, além de gerar renda para as comunidades, garantem o acesso a ingredientes da mais alta qualidade e cuidam do ambiente. “Sustentabilidade é levar o alimento da fazenda ao prato, é aproveitar todas as partes dos animais, da cabeça aos pés, é valorizar o produtor”, defende Fonseca.

O chef também é especialista na cozinha brasileira. Há 27 anos, estuda o assunto e leva seus conhecimentos para alunos de todo o mundo através do Brazil Project - um projeto onde aborda ingredientes, pratos e a cultura do Brasil. “Quando falamos de comida brasileira para outros países, as pessoas logo pensam em carne no espeto, o churrasco. Mas não é só isso, o Brasil tem pratos autênticos, como o pirarucu na manta, do Amazonas; a moqueca, do Espírito Santo; o pacu, do Pantanal; o barreado paranaense e tantos outros”, explica.

Com o seu projeto, o chef já passou pela Austrália, França, Itália, El Salvador, México, China, Japão, países da América do Sul e muitos outros. Também é Chef Instructor e Culinary Arts Professor do CIA - The Culinary Institute of America (Califórina – EUA), uma das mais respeitadas escolas de Gastronomia do mundo.

 

Sobre o Chef Almir da Fonseca

Membro da Chefs Association of the Pacific Coast, da World Cooks Association, da World Association of Cooks Society e membro fundador da Sonoma County Culinary Guild. Conta com premiações valiosas, como: Culinary Educator of the Year, California Culinary Academy, 2003; Delaware North/CA1 Services Chef/Department Manager Unit of the Year, 2003; Gold Medal, Compass Group USA, Be a Star Chef Competition, 1999; Inductee, International Food Safety Council, 1999; Gold Medal, Compass Group USA, California Food Show, 1998; Two Silver Medals and one Bronze Medal, ACF Food Competition, California Chapter, 1991; One of the Top 8 on the West Coast, National Seafood Challenge Competition, 1990–1993.

Últimas notícias

Categorias