Cinco cursos do Cesumar superam média nacional no Enade

Dos onze cursos do Cesumar (Centro Universitário de Maringá) que prestaram o Enade em 2007 cinco obtiveram conceitos acima da média nacional (Biomedicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Farmácia e Serviço Social) e um igual à média nacional (Nutrição). Fonoaudiologia e Fisioterapia tiveram conceito 4,0 e se destacaram entre os três e os quatro melhores cursos do estado, respectivamente, enquanto para Agronomia não houve conceito, uma vez que o curso não possui ainda turma do 4º ano.

Os cursos de Biomedicina, Educação Física, Farmácia, Nutrição, Serviço Social, e Odontologia atingiram o conceito 3,0 o que também não é ruim dentro do parâmetro de notas que vai de 0 a 5,0, observou a diretora de ensino, Solange Lopes. Biomedicina aparece em segundo lugar no estado com a melhor nota.

O único curso com desempenho fraco foi Enfermagem (2,0), mas Solange acredita que os acadêmicos não se esforçaram o suficiente, já que gastaram o tempo mínimo na hora de fazer a prova. Ela garante, no entanto, que a instituição vai se empenhar detidamente para corrigir possíveis falhas e elevar o desempenho do curso.

Mas a instituição está satisfeita principalmente com o IDD (Índice de Conhecimento Agregado) dos cursos. O IDD mede o grau de conhecimento do aluno em disciplinas específicas ao entrar e sair da faculdade. Neste item, Fonoaudiologia ficou com 5,0; Biomedicina, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Odontologia e Serviço Social ficaram com 4 e Nutrição com 3.

O que se destaca é o fato de a instituição ter recebido estudantes com desempenho abaixo da média nacional em sete cursos e entregar para o mercado, em cinco deles, estudantes acima da média nacional. "Isso demonstra que o Cesumar está agregando muito aos seus estudantes e, mais importante ainda, estamos falando da área da saúde, em que a média nacional é alta já que são as instituições públicas que mais oferecem estes cursos", enfatizou a diretora de ensino.

Os cursos avaliados no Enade em 2007 foram agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, tecnologia em radiologia, tecnologia em agroindústria, terapia ocupacional e zootecnia.

A prova foi aplicada em 11 de novembro de 2007. O Enade faz parte do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) e seu objetivo não é dar nota ao aluno, mas avaliar a qualidade do ensino que está sendo oferecido a ele.