Cinco municípios da região recebem o projeto Escola de Fábrica

O projeto Escola de Fábrica, por meio de sua unidade gestora na região, o Centro Universitário de Maringá (Cesumar), começa nova edição terça-feira (1), atendendo a 100 jovens com idade entre 16 e 24 anos com cursos profissionalizantes, em seis municípios da região.

Os cursos definidos, conforme as necessidades de cada município foram os de Indústria Têxtil, no município de Mandaguaçu, o de Construção Civil, em Nossa Senhora das Graças, o de Produção Agrícola, em Astorga, o de Indústria Calçadista, em Paiçandu e o de Atendimento ao Cliente, em Paranacity.

Com o objetivo de profissionalizar jovens dentro do ambiente de trabalho e promover formação para a cidadania, o Escola de Fábrica é realizado em parceria com as empresas, que disponibilizam espaço e instrutores para a formação prática. Durante o tempo em que freqüentam o curso, os alunos recebem uma bolsa-auxílio no valor de R$ 150 mensais.

O curso divide-se em três módulos e tem no total 600 horas de aulas teóricas e práticas, incluindo conteúdos básicos como português, matemática, história e geografia e temas transversais importantes para a formação do indivíduo como ética, saúde, meio ambiente, pluralidade cultural, educação e trabalho e orientação sexual.  Os instrutores que ministram estas disciplinas são capacitados pelo Cesumar.

O último módulo do curso refere-se à parte prática, para a qual são destinadas 360 horas para o desenvolvimento de atividades de aprimoramento profissional, com orientação de instrutores das próprias empresas.  Quase seiscentos jovens já foram capacitados pelo projeto na região.

Considerado pelo MEC como referência para outras instituições que também desenvolvem o projeto, o Cesumar vê nesse trabalho uma grande possibilidade para promover a inclusão social, já que os jovens ao mesmo tempo em que são capacitados são instruídos sobre aspectos relevantes para suas vidas, saindo em parte empregados nas empresas onde realizaram o treinamento.