Circuito Internacional de Arte Brasileira abre nesta sexta no Cesumar

Exposição que abre sexta-feira que  vem trará mostra diversificada que já passou por três países europeus

Uma exposição com obras de 86 artistas plásticos brasileiros, entre pinturas, esculturas, desenhos e fotografias, poderá ser vista pelos maringaenses nas dependências do bloco 7 do Cesumar a partir do próximo dia 19. Trata-se do 14º Circuito Internacional de Arte Brasileira, que chega a Maringá depois de ter passado pela Hungria, Áustria e Eslováquia.

Organizado pelo Colege Arte, de Belo Horizonte, o circuito traz uma mostra de artistas plásticos que estão se despontando. Além de promover o intercâmbio de movimentos culturais entre os estados participantes, o circuito visa promover o reconhecimento e a independência profissional do artista e a abertura do mercado externo de forma direta.

Artistas de 14 estados brasileiros integram a mostra, que começou em maio no exterior e terá sua última etapa em Maringá. Para o fechamento do circuito, estará presente na cidade a curadora geral, Iolanda Gontijo, que há catorze anos realiza esse trabalho tendo como intenção valorizar a criação artística emergente.

Três artistas maringaenses estão presentes no circuito apresentando trabalhos em aquarela, desenho e óleo sobre tela. São eles: Marcos Molinari, que é professor do curso de Artes Visuais no Cesumar, Fernando Leão, estudante de Artes Visuais e a curadora estadual da mostra, Deborah Kemmer, também professora e coordenadora do curso de Artes Visuais do Cesumar.

De acordo com Deborah, há nove anos envolvida nesta realização como curadora do Paraná, visitar a mostra é uma oportunidade das pessoas terem contato e conhecerem obras de artistas com culturas diferentes e que retratam por isso uma diversidade de temas muito interessante.

Já, para o artista, Deborah lembra que o circuito é importante porque os trabalhos são vistos e avaliados por críticos de artes, donos de galerias e podem ganhar tanto visibilidade quanto maior valor comercial.

O Circuito Internacional de Arte Brasileira integrou a Exposição da América Latina em Budapeste, na Hungria. Ïicamos muito satisfeitos porque sabemos que nossas obras foram vistas por milhares de pessoas que valorizam as artes plásticas", comentou a curadora da mostra no Paraná.

A abertura do Circuito está marcada para sexta-feira da semana que vem, às 19 horas, no Auditório Dona Etelvina, e haverá apresentação artística de grupos da Apae, também como parte integrante do evento, que visa promover integração social.

A exposição estará aberta para visitação até o dia 26 de junho no saguão em frente à cantina do bloco 7, das 8h às 22h30.  A entrada é gratuita e as escolas interessadas em agendar visitas com os alunos devem encaminhar e-mail para: deborahkemmer@cesumar.br.

Circuito Internacional de Arte Brasileira
Período: 19 a 26 de junho
Local: Bloco 7 (saguão em frente à cantina)
Visitação: das 8h às 22h30