Clínica Jurídica: acadêmicos lidam com casos reais desde o primeiro ano da graduação

Espaço foi inaugurado oficialmente nesta segunda-feira, com atendimento à comunidade.

A UniCesumar inaugurou nesta segunda-feira (15), a Clínica Jurídica do curso de Direito, que garante aos acadêmicos a prática real desde o primeiro ano da graduação e oferece atendimento à comunidade.

Participaram da solenidade o reitor da UniCesumar, professor Wilson de Matos Silva, o presidente da Mantenedora Cesumar, Claudio Ferdinandi, a presidente da OAB Maringá, Ana Claúdia Pirajá Bandeira, a coordenadora do CEJUSC – Comarca de Maringá, Carmem Lúcia Rodrigues Ramajo, a secretária de Assistência Social de Maringá, Marta Regina Kaiser, representando o desembargador José Laurindo de Souza Neto, Leonardo de Andrade Ferraz Fogaça, e demais autoridades.

A professora de Direito e responsável pela Clínica, Andrea Lago, destaca que a Clínica Jurídica é um projeto inovador, que dignifica a pessoa humana, pois transforma a sociedade. “O ensino na Clínica vai trabalhar metodologias ativas, como o PBL, que é aplicada aqui no Brasil na área da saúde. As metodologias ativas fazem com que o aluno seja protagonista do saber, solidifica os conceitos e trabalha com o processo de humanização e mostra aos acadêmicos que eles podem ser agentes transformadores da sociedade".

O coordenador do Curso de Direito, Paulo André de Souza, afirmou que o curso de Direito é tradicional, mas o mundo mudou e o advogado precisa se reconstruir. “Temos excelentes professores que estão preparando os nossos alunos para a realidade. Vamos abrir o olhar do aluno para as mudanças do mundo”.

A presidente da OAB Maringá, Ana Claúdia Pirajá Bandeira, parabenizou a UniCesumar pela educação de qualidade que oferece aos alunos. “É uma honra para a OAB receber os profissionais formados aqui, pois a instituição tem respeito com a sociedade. Somos gratos pelo trabalho desenvolvido dentro da instituição”.

Para a coordenadora do CEJUSC – Comarca de Maringá, Carmem Lúcia Rodrigues Ramajo, a UniCesumar se diferencia por pensar na qualidade de ensino proposta e também na comunidade. “Aqui são ofertados serviços que transformam a sociedade. É uma imensa satisfação ser parceiro da UniCesumar em mais um projeto inovador”.

O presidente da Mantenedora Cesumar, Claudio Ferdinandi, reforça que a Clínica vai ajudar a impedir que se acumulem processos no judiciário. “Na Clínica serão resolvidas questões antes que se transformem em processos, que muitas vezes são desgastantes. Será uma grande auxiliadora da comunidade”.

O reitor da UniCesumar, professor Wilson de Matos Silva, afirmou que a inauguração da Clínica é um momento ímpar na história da instituição. “Trabalhamos sempre na proatividade e sabemos que o conhecimento transforma a sociedade. Nos esforçamos para fazer o melhor, pois a grandeza de uma nação começa na educação de qualidade. Há um grande esforço para treinar e humanizar o aluno. Fizemos uma reformulação completa do curso para proporcionar aos nossos estudantes a prática desde o primeiro ano. Nosso foco é formar profissionais apaixonados pelo conhecimento”.

Após a solenidade de inauguração, as autoridades fizeram uma visita à Clínica Jurídica, que fica no Bloco 8 e já está atendendo a população.

Direito

O curso de Direito da UniCesumar é referência no ensino de qualidade. No ano passado, a graduação recebeu o Selo de Qualidade OAB Recomenda, prêmio da Ordem dos Advogados do Brasil que avalia a excelência dos cursos jurídicos de todo o País. Foi a única instituição privada de Maringá a receber o Selo.

A graduação também tem nota 5 na avaliação do MEC e a maioria dos docentes possui mestrado ou doutorado. Além disso, a UniCesumar oferece a formação continuada, com mestrado em Ciências Jurídicas e Doutorado com ênfase nos Direitos da Personalidade.