Unicesumar
Unicesumar

CNPQ aumenta número de bolsas para o CESUMAR

A Diretoria de Pesquisa e a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão informaram  que o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) concedeu  três bolsas adicionais ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica ( PIBIC)  do Cesumar, aumentando para treze o número de bolsas do CNPq na instituição.

O número não é pequeno, segundo a diretora de Pesquisa, Ludhiana Bertoncello, uma vez que em muitas IES, o CNPq tem diminuído sua quota de bolsas. Essas três novas bolsas deverão ser distribuídas prioritariamente para as áreas estratégicas do Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação 2007-2010, informou Ludhiana.

Dentre as áreas a serem atendidas estão a biotecnologia e nanotecnologia, as tecnologias da informação e comunicação, insumos para a Saúde, biocombustíveis, energia elétrica, agronegócio, biodiversidade e recursos naturais, amazônia e semi-árido, segurança pública e outras.

A Diretoria de Pesquisa e o  CAPEC (Comitê Assessor de Pesquisa) vem aperfeiçoando e incrementando os programas de bolsas de Iniciação Científica do Cesumar ao longo de dez anos, com avaliações externas anuais. Ìom isso o nossos programas de Iniciação Científica tem atingindo um certo status, pois temos primado pela excelência nos processos", completa Ludhiana.

Além do aumento de bolsas, a Diretoria de Pesquisa informou que, neste ano, foram recebidos 174 projetos para o Processo de Seleção de Bolsas. Estes estão em fase de avaliação e, conforme estipulado em Edital, o resultado será divulgado no dia 7 de julho.

"Agradecemos o apoio da Reitoria e da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão e  parabenizamos o trabalho do CAPEC e de todos os professores-orientadores, coordenadores e acadêmicos envolvidos com Iniciação científica, porque sabemos que essa conquista é de todos nós", concluiu Ludhiana.

Últimas notícias

Categorias